TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Monografias: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 10

Capítulo II – As influências filosóficas da Psicologia

1. Explique o conceito de mecanicismo? Como esse conceito foi explicado aos seres humanos?

Resp.: Mecanicismo doutrina para qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicações pelas leis da física e química.

O mecanicismo é definido pelo deísmo, que sustenta que o universo é um mecanismo e pressupõe a existência de um ser superior não mecânico (Deus).

A observação e a experimentação tornaram-se os diferenciais da ciência, os especialistas tentavam definir e descrever os fenômenos, atribuindo-lhes um valor numérico, processo vital para o estudo do funcionamento do universo como unia máquina.

2. Qual a relação existente entre o desenvolvimento do relógio e dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?

Resp.: Os relógios e os robôs abriram o caminho para a noção de que o funcionamento e o comportamento humano obedeciam às leis mecânicas, os métodos experimentais e quantitativos. A comparação do universo com o relógio abrange a ideia do determinismo, não era difícil perceber a estrutura e o funcionamento do relógio. Era fácil desmontá-lo e verificar exatamente a operação das engrenagens. Do mesmo modo, para entender o universo bastava analisá-lo ou reduzi-lo às partes mais simples, doutrina conhecida como Reducionismo.

3. Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?

Resp.: Em virtude da regularidade, previsibilidade e exatidão, os relógios eram usado por cientistas e filósofos que enxergavam lós como modelo para o universo físico.

4. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Charles Babbage.

Resp.: A calculadora de Babbage marcou o início do desenvolvimento dos computadores modernos, representou um grande marco na tentativa de similar o pensamento humano para fabricação de um mecanismo que demonstrasse uma inteligência artificial. Ada publicou uma clara explicação a respeito do funcionamento da maquina calculadora, também sobre possíveis aplicações e implicações filosóficas.

5. Qual a diferença entre a visão de descartes a respeito da questão mente e corpo e as visões anteriores? Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo e da mente humana? Qual a função do conarium?

Resp.: Antes de Descartes, afirmava-se a interação entre a mente e o corpo essencialmente unilateral. A mente era capaz de exercer grande influência sobre o corpo, enquanto este exercia pouco efeito sobre a mente.

Na visão de Descartes, a mente e o corpo eram realmente compostos de diferentes essências. A mente influencia o corpo, mas a influência deste sobre a mente era maior do que se acreditava. A relação não era apenas unilateral, mas mútua.

Descartes precisou localizar o ponto físico exato do corpo em que ele e a mente interagiam mutuamente. Estava claro para Descartes que o cérebro era o ponto central das funções da mente e a única estrutura cerebral seria o corpo pineal ou conarium. Considerando esse o centro da Interação.

6. Como descartes diferencia as ideias inatas das ideias derivadas?

Resp.: As Ideias derivadas são produzidas pela aplicação direta de estímulos externos, como sons, imagens. As Ideias Inatas surgem do consciente independentemente das experiências sensoriais ou de fatores externos, entre as ideias Inatas estão Deus, O Eu, O Infinito e a Perfeição.

7. Defina o Positivismo, Materialismo e Empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?

Resp.: Positivismo: Doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais, ou fatos que são objetivamente observáveis.

Materialismo: Doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos, pela existência e natureza da matéria.

Empirismo: afirma-se ser, todo o conhecimento resultante da experiência sensorial, estava relacionado com o desenvolvimento da mente, ou seja, com a forma como ela adquiria o conhecimento.

O positivismo, o materialismo e o empirismo vieram a se tornar as bases filosóficas da nova ciência da psicologia. Dentre essas três orientações filosóficas, foi o empirismo que desempenhou o papel principal.

8. Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.

Resp.: O interesse principal de Locke estava voltado ao funcionamento cognitivo, isto é, à forma como a mente adquire o conhecimento, rejeitou a proposta de Descartes sobre a existência das ideias inatas, apresentando o argumento de que o ser humano nascia sem qualquer conhecimento prévio, para Locke, a mente adquiria o conhecimento por meio da experiência.

Suas ideias sobre Sensação e Reflexão: As ideias resultantes da sensação, ou seja, as derivadas da experiência sensorial direta com os objetos físicos presentes no ambiente, são simples impressões do sentido. Essas impressões sensoriais operam na mente, que também opera nas sensações, fazendo uma reflexão para formar as ideias. Já que as ideias produzidas pela reflexão da mente têm como base as impressões anteriormente percebidas por meio dos sentidos.

Ideias simples e complexas: As ideias simples podem surgir tanto da sensação quanto da reflexão, e são captadas passivamente pela mente. Já as complexas, são derivadas das simples que podem ser analisadas e reduzidas a componentes simples.

9. O que é abordagem mental-química para a associação? Qual a relação entre essa abordagem e a noção da mente semelhante a uma máquina?

Resp.: O conceito da combinação ou da composição de ideias e a noção contrária de análise marcam o início da abordagem mental-química. Os elementos da mente não podem ser divididos em outros mais simples, no entanto, assim como seus semelhantes do mundo material, podem ser combinados ou associados para formarem estruturas mais complexas. Desse modo, a teoria da associação foi um passo significativo no sentido de considerar a mente, tal como o corpo, uma máquina.

10. Como as ideias de Berkeley desafiavam a visão de Locke sobre a distinção entre qualidades primarias e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com