TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  27/5/2013  •  4.376 Palavras (18 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 18

Caso concreto

1- A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

(a) Vem diminuindo o percentual de famílias compostas pelo casal e filhos e paralelamente crescendo as formadas por apenas um dos pais e seus filhos;

(b) Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar;(x)

(c) Assiste-se à transferência da autoridade familiar para a escola, organizações assistenciais e Estado, o que institui um domínio público em questões antes consideradas privadas;

(d) A violência endêmica, com a consequente diminuição da utilização dos espaços públicos, vem comprometendo as relações de vizinhança, privando as famílias de uma rede de apoio social antes disponível;

(e) Nem todas as formas de constituição de famílias são reconhecidas pela legislação brasileira que não reconhece, por exemplo, o casamento homossexual.

(AGENTE DE DEFESA CIVIL – PSICÓLOGO – RECIFE / 2007)

2- As pesquisas sobre famílias no Brasil têm mostrado a diversidade na sua organização, tanto no que se refere à composição quanto no que diz respeito às formas de sociabilidade que vigoram no seu interior. Essa variedade segundo Romanelli (inCARVALHO, 2003), não elimina o predomínio da família nuclear constituída por:

(a)Uma mulher, seus filhos resultantesde uma ou mais uniõese um companheiro, permanente ou ocasional;

(b)Uma mulher, seus filhos resultantesde uma ou mais uniõese um companheiro permanente;

(c)Marido, esposa e filhos biológicos;

(d)Marido, esposa e filhos biológicos ou adotivos;(x)

(e)Marido, esposa, filhos e outros parentes.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO)

3- Leser (inCARVALHO, 2003) afirma que é comum considerar-se a desorganização familiar observada em muitas famílias que se encontram em condições de pobreza, como responsável pelo fracasso escolar. Entretanto, as pesquisas com famílias das favelas e periferias das grandes cidades apontam para o fato de que o que existe não é desorganização familiar, mas poliformismo familiar. A partir do texto acima responda:

a)Como pode ser explicado o poliformismo familiar?

R: Poliformismo familiar significa várias formas de família, de se organizar uma família, composta não somente por pai, mãe e filhos, mas também pelos avós e netos, tios e sobrinhos, e os casais homossexuais.

b) Esta questão, do poliformismo familiar, teria consequências no fracasso escolar? Fundamente sua resposta. (ADAPTAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS – PSICÓLOGO/2004)

R: Não. Pois o fracasso escolar é a forma de como a criança é tratada na família, suas condições físicas e psicológica, sua cultura, na escola, se está sofrendo algum tipo de preconceito, por exemplo:bulling.Exemplo se a família é de duas pessoas homossexuais e trata seu filho com todo o carinho, da atenção e tem condições estáveis de criar uma criança não é por causa da opção sexual que vai interferir no fracasso de uma criança, mas são os tipos de condições que eles vivem que uma criança vai ter o fracasso escolar.

4- A família é o primeiro grupo social do qual o individuo faz parte. A observação e a análise das estruturas familiares permitem-nos identificar melhor a posição do individuo no grupo e os jogos que aí se produzem e podem se reproduzir na modalidade de sua articulação com todo o campo social.Exemplifique estas posições do indivíduo. (ADAPTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ – PSICÓLOGO/2008)

R: É a família que da estrutura necessária para ser viver, primeiramente a família que dá o suporte para os indivíduo se organizar, e é daí que vai se formar regras e deveres para cada família seguir, onde cada um tem o seu dever de cumprir, por exemplo uma família composta por marido, esposa e filhos, a esposa tem o direito de cuidar da casa dos filhos e do marido, o marido tem o papel de trabalhar para sustentar e os filhos de estudar e obedecer os pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com