TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo discute o desenvolvimento da atenção voluntária de acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, tendo o intuito de possibilitar nova compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Compreensão esta que vai de encontro às concepções hegemônicas a respeito do problema, entendido como decorrente de desajustes no organismo do sujeitoEste artículo discute el desarrollo de la atención voluntaria de acuerdo con la Psicología Histórico-Cultural, con el fin de posibilitar nueva comprensión del Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH). Esta compresión va en contra de las concepciones hegemónicas al respecto del problema, entendido como consecuencia de desajustes en el organismo del sujeto. En el texto presentado, en primer lugar, se hizo una exposición de la comprensión predominante sobre el tema, destacando datos al respecto de la venta de medicamentos para tratar casos de TDAH y problemas relacionados a su diagnóstico. En seguida, se presenta la comprensión de desarrollo humano para la Psicología Histórico-Cultural, dándose énfasis al desarrollo de la atención voluntaria y a las posibilidades de superación de la concepción hegemónica sobre el TDAH que esta teoría presenta. Se concluye que la perspectiva teórica utilizada posibilita no sólo una nueva Do "reflexo de orientação" à atenção voluntária: o caminho de humanização proposto pela Psicologia Histórico-Cultural

L. S. Vigotski4 (1896-1934), psicólogo soviético que, juntamente com A. R. Luria (1902-1977) e A. N. Leontiev (1903-1979), desenvolveu a teoria da Psicologia Histórico-Cultural, considerava que o comportamento humano deveria ser estudado tanto nos seus aspectos biológicos quanto históricos, pois mudanças no desenvolvimento histórico da humanidade criavam um tipo diferente de homem. Tais mudanças se dão tanto na relação dos homens com os demais homens quanto do homem com a natureza. Neste processo, a própria natureza do homem se modifica e se desenvolve (Vigotski & Luria, 1996a).

Seguindo essa linha de raciocínio, Luria (1986) compreendia a atividade humana, caracterizada pelo trabalho social, como um primeiro fator criador de novas formas de comportamento. Embora a estrutura biológica do homem não tenha sofrido grandes alterações, por meio da atividade vital humana (trabalho), altera-se a forma de compreender o mundo e de se relacionar com os outros homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com