TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Sociologia

1) Com bases nas aulas 3 e 4 “História do trabalho e dos sistemas de produção”, responda:

a) O que diferencia o trabalhador no sistema de produção escravista, feudal e capitalista?

No sistema escravista tanto os trabalhadores (escravos), como os meios de produção eram propriedade do senhor. As relações de produção eram relações de domínio e de sujeição, os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção e do produto de trabalho. Os trabalhadores além de serem explorados pelos seus senhores e expostos a diversos castigos não tinham nenhum direito, sendo a base de produção a propriedade privada. Já no sistema feudal os meios de produção (terras) eram propriedade dos senhores feudais.

Entretanto nesse novo sistema os trabalhadores passam de escravos a servos, se tornam semi-livres, pois apesar de não serem mais propriedades de seu senhor, eram obrigados a viver em suas terras. Como os senhores feudais eram os donos das terras os trabalhadores dependiam deles para trabalhar, serviam os senhores feudais em troca de um pedaço de terra, assim trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos, entretanto tinham que pagar várias taxas, para exercer esse direito.

No sistema capitalista o trabalho tornou-se uma obrigação para os trabalhadores, e como os trabalhadores não eram os donos dos meios de produção era compilado a vender suas atividades vitais em troca de um salario. Nesse sistema as relações de produção baseavam se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, e o trabalho assalariado. Desta forma o capitalismo movido pelos lucros, põe em evidência duas casses sociais: a burguesia, predominando a prevalência do sistema visando o lucro, acúmulo de capital e enriquecimento e os trabalhadores assalariados, livres para escolher a empresa na qual irá trabalhar, e converter seu trabalho (atividade vital) em mercadoria, ou seja, um emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com