TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Ética

1- O que é ética?

Ética é um conjunto de conhecimentos que busca investigar o comportamento humano, tentando explicar as regras morais de forma racional, científica, fundamentada e teórica. Que reflete sobre a moral.

A palavra ética vem do grego, e tem um significado pertencente ao caráter. A ética é um nome dado da filosofia que se dedica aos assuntos morais.

2- Qual a diferença entre ética e moral?

A diferença entre ética e moral, a ética são normas individuas constituídas por um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que haja a necessidade da lei, seguindo normas pelo simples fato de saber que são corretas.

Moral, são normas sociais constituídas por um conjunto de condutas pré-estabelecidas pela sociedade, considerando algo correto por um grupo e não por um indivíduo.

3- Qual a diferença entre ética e normas jurídicas?

A diferença entre a ética e as normas jurídicas, a ética não é uma lei obrigatória, ela pode ser diferenciada de acordo com a cultura de uma determinada região ou país.

As normas jurídicas são constituídas por leis que temos por obrigação de cumpri-las, pelo simples fato de existir a legislação que pode ser diferenciada entre uma região para outra, e de um país para outro.

4- Quais as duas grandes correntes teóricas de tomadas de decisão ética? Explique-as.

As duas grandes correntes teóricas de tomada de decisão são: a Deontológica e a Teleológica.

A corrente deontológica está concentrada nos direitos e deveres do indivíduo e nas intenções associadas ao comportamento, e não em suas consequências. Para a corrente deontológica, é fundamental a idéia de que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito de igual para igual.

A corrente teleológica (significado do grego telos, “fim”) tem por afirmação que o juízo de valores está baseado inteiramente nos efeitos produzidos por uma ação. Uma ação pode ser considerada desejável ou indesejável em relação às suas consequências. Pensar que atitude tomar e quais serão suas consequências é pensar teleologicamente. A escolha da ação se dá conforme, sejam julgadas boas ou ruins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com