TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

Yasmin é uma menina  de 6 anos, cursa a 1°série do ensino fundamental em escola particular, período integral das 7:00 ás 18:00.

É a primeira e única filha de sua mãe e a 3° filha de seu pai que possui 2 filhos (19 e 15 anos) de casamentos anteriores.

Yasmin mora com seus pais e irmão de 19 anos e possui pouco contato com sua irmã de 15 anos devido a problemas de relacionamento de sua mãe com a irmã ( durante a entrevista com a mãe, a mesma ocultou a existência da irmã, dizendo que Yasmin possuía apenas 1 irmão, porém durante uma conversa Yasmin naturalmente disse que possuía 2 irmãos e ao falar da irmã olhou para a mãe rapidamente e em seguida se corrigiu dizendo que não tem irmã).

Yasmin demonstra ser uma criança calma, independente, organizada e inteligente, desde o primeiro contato demonstrou ser uma criança afetiva e que estabelece vínculos facilmente, pois nos deixou participar de suas brincadeiras e mostrou seu quarto e brinquedos com orgulho e alegria.

A mãe declarou que sua filha recebe bilhetes da escola devido a reclamações da professora com o comportamento, apesar disso não afetar seu rendimento escolar.

Os pais trabalham, a mãe trabalha em casa durante a semana e com festas aos finais de semana, Yasmin passa a maior parte do tempo na escola em período integral durante a semana e com a tia aos finais de semana.

Durante nosso tempo com a criança levamos massinha de modelar e quando pedimos que ela fizesse algo com a massinha ela fez bonecos de si própria, o cachorro e o gato da família, quando perguntamos se ela faria seus pais e irmão, ela disse que sim, mas rapidamente perdeu o interesse na brincadeira e decidiu desenhar.

Enquanto desenhava, Yasmin nos contou que gosta de circo e desenhou alguns equilibristas com baldes de água na cabeça, perguntamos se sua família estava no desenho e ela disse que não. Enquanto Yasmin nos contava sobre sua rotina em família, perguntamos se ela desejava mais um irmão para brincar e ela nos respondeu que não pois já tinha 1 irmão e 1 irmã e estava bom assim,  nesse momento ao mencionar a irmã, Yasmin olhou para a mãe, abaixou a cabeça e voltou a desenhar dizendo que não tinha nenhuma irmã. Ao terminar o desenho, perguntamos se ela poderia nos dar o desenho de presente e ela disse que não, mas nos deixava tirar fotos.

Yasmin demonstra independência, que possivelmente esta relacionada com o fato de ficar na escola em período integral desde pequena, ela naturalmente mostra iniciativa em organizar com seus brinquedos  e materiais escolares, em um momento ouvimos Yasmin pedir a mãe que colocasse nome na toalha que usa para o banho em casa, assim como é feito na escola para que a mãe soubesse que a toalha é dela e ninguém usasse.

Demonstra também um egocentrismo, tem dificuldade em dividir a atenção e seus brinquedos , como por exemplo o desenho que pedimos que fizesse, esse egocentrismo talvez seja mais acentuado pelo fato de ser a única criança da casa e também é normal devido sua fase de desenvolvimento.

Em conversa em particular com a mãe de Yasmin, Yara nos contou que sua gravidez não foi planejada, engravidou aos 20 anos e morava sozinha em São Paulo já que sua família mora em outro estado, ao descobrir a gravidez não recebeu apoio de seu namorado que terminou o relacionamento. O pai de Yasmin e sua família negaram a gravidez e qualquer assistência, porém devido a não ter condições financeiras para se manter durante a gravidez, Yara foi morar com o pai de Yasmin, porém não existia nenhum tipo de relacionamento entre eles, durante toda a gravidez  dividiam o mesmo tempo, porém o pai de Yasmin vivia uma vida de solteiro e avisava Yara que após o nascimento da menina teria que ir embora.

Yara relatou que essa situação mudou com o nascimento de Yasmin, Yara nunca foi embora da casa, então se casaram e diz que desde então vivem muito bem como casal, o marido é um ótimo pai e toda a família do marido a trata muito bem.

Yasmin nasceu de cesária, a gravidez completou 9 meses e o parto foi tranquilo e sem complicações de acordo com a mãe, sobre a amamentação Yara conta que Yasmin mamou até os 4 meses e lembra-se de sentir muita dor no seio direito durante o período de amamentação, após esse período disse que seu leite secou e Yasmin passou a ser amamentada na mamadeira, a partir do momento que Yasmin passou a mamar na mamadeira Yara começou a trabalhar junto com o marido na pizzaria que possuía e Yasmin passou a ir para escola e ficar com a tia.

Yara conta que Yasmin sempre foi um bebê muito calmo e chorava apenas quando precisava que alguma necessidade fosse atendida ou quando estava doente, segundo a mãe seu desenvolvimento no primeiro de vida foi saudável e tranquilo.

Podemos analisar seguindo os conceitos de Melanie Klein, que apesar de Yara garantir que a gravidez  foi tranquila, podemos perceber um grande desconforto ao falar do período de gravidez e nascimento de Yasmin, durante a entrevista Yara fez questão de garantir que não houve uma rejeição da gravidez de sua parte, mas fica claro pela maneira como conta os fatos que a rejeição de seu namorado e o vinculo quebrado entre eles devido a gravidez é algo que colaborou com a relação ambígua que é percebida entre mãe e filha. Yara conta que foi o nascimento de Yasmin que fez seu namorado mudar a atitude hostil e esse período pós-parto foi usado para reestabelecer a relação homem/mulher, ao invés de desenvolver a relação mãe/bebê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com