TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho possui como objetivo geral, compreender o movimento do idoso tendo como base os direitos humanos e suas violações, sendo este um tema de extrema importância devida sua relevância social. Este tema se faz relevante socialmente, uma vez que é importante se conhecer as respostas do estado e da sociedade civil no que se refere aos direitos e politicas públicas dos idosos, como também constatar a fiscalização do cumprimento de tais benefícios. O presente trabalho tem por finalidade, mobilizar a sociedade em geral, para além de refletir sobre a importância do movimento do idoso, estar ativo neste, promovendo ações materiais, concretas de transformação social.

Portanto, de forma mais detalhada e especifica, os nossos objetivos são: (1) Identificar as temáticas mais atuantes no movimento do idoso na contemporaneidade; (2) Compreender o funcionamento do conselho estadual do idoso e quais as principais conquistas do movimento do idoso neste conselho; (3) Descrever as principais políticas públicas para os idosos; (4) Reconhecer os crimes mais cometidos contra os idosos e quais as medidas realizadas pela ASAPREV contra esses crimes.

Método

A entrevista foi feita de forma qualitativa em corte transversal de acordo com o estudo de casos. O local onde aconteceu a entrevista, foi na sala de reunião da ASAPREV-BA (Associação de aposentados e pensionistas da previdência social). O entrevistado foi o coordenador-geral e advogado da ASAPREV-BA e o mesmo é vice-presidente no conselho estadual no idoso. A naturalidade dele é soteropolitano. Os instrumentos utilizados foram vinte e seis perguntas abertas, das quais oito foram demográficas e as outras dezoito estão voltadas para responder aos objetivos propostos pela pesquisa do movimento do idoso. A análise de dados irá ser feita de acordo com a análise do entrevistado em seu discurso.

Resultado

A partir dessa pesquisa descobrimos na atualidade quais são às temáticas mais relevantes no movimento do idoso, por exemplo, a questão da gratuidade nos transportes urbanos de salvador para aquelas pessoas que tenham idade a partir de 60 anos, porque como já foi dito anteriormente a gratuidade só está sendo concedida para as pessoas a partir dos 65 anos de idade. Além disso, percebe-se a importância do conselho estadual e municipal do idoso, na fiscalização do cumprimento das leis que estabelecem os direitos aos idosos, e representar de certa forma, a “vez” dos idosos inseridos na sociedade. Outro aspecto notório na pesquisa é o quanto que ainda falta para que todas as políticas públicas sejam cumpridas com efetividade.

Sugere-se que se realizem mais pesquisas voltadas para o movimento dos idosos, principalmente voltado as políticas públicas para os idosos. E que além de pesquisas, que sejam feitas mobilizações sociais para que os cidadãos reclamem e cumpram mais, seus direitos e os direitos dos outros. Pois muito do que ainda pode ser feito para haver o cumprimento total das políticas públicas, depende de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com