TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  8/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

CRISTIANE SOUSA DE LIMA

HELLEN KELLY MEDEIRO DE MENEZES

JESSICA ALVES GAMA

YONNÁ SILVA SILVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – PROCESSOS COMUNITÁRIOS: ÊNFASE EM PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE.

JOÃO PESSOA

2015

CRISTIANE SOUSA DE LIMA

HELLEN KELLY MEDEIRO DE MENEZES

JESSICA ALVES GAMA

YONNÁ SILVA SILVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – PROCESSOS COMUNITÁRIOS: ênfase em prevenção e promoção à saúde.

Relatório apresentado à Professora Jayana Ramalho Ventura da disciplina Estágio Supervisionado Básico Integrado – Processos Comunitários do 3º período do Curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), como requisito total para a obtenção da nota da 1ª unidade referente à ênfase prevenção e promoção à saúde.

JOÃO PESSOA

2015

SUMÁRIO

1) INTRODUÇÃO

O sono é fator indispensável para o ciclo vital de todo e qualquer ser humano, a ausência do mesmo pode acarretar problemas fatais; ele faz parte de um ciclo circadiano, uma vez que deve está sempre presente no período de 24 horas, isso implica dizer que o sono faz parte efetivamente da regulação da execução material e psicológica do corpo humano; “é um período de repouso para a mente e para o corpo onde 8 horas seria o ideal para dormir” (LAVIE, 1998).

Reunir um grupo de acadêmicos a fim de introduzir a importância desse tema a certo público é de suma grandeza tanto para o publico alvo, quanto para os acadêmicos envolvidos, essa pratica acarretou uma cascata de conhecimentos a cerca do assunto para ambos os lados. O objetivo principal era transmitir conhecimentos sobre o sono e sua correlação com a saúde e o bem-estar humano, para que o publico entendesse a relevância dele, visto que, hoje em dia não se dá o devido valor a esse ato.

Com o passar do tempo às praticas de sono veem se modificando negativamente; as pessoas dormem menos e em horários desregulados, o que acarreta em diversos problemas a saúde e muitos não tomam conhecimento da sua origem ou não acreditam que podem ser oriundo de uma má prática do sono. Um meio de se mudar essa realidade é fazendo um trabalho de conscientização com a população da maneira possível, nesse caso, a palestra e a dinâmica foram fortes aliadas a conscientização e ensinamento ao publico alvo.

2) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O terceiro período compreende o componente curricular Estágio supervisionado básico integrado: Processos comunitários, onde o mesmo apresenta três ênfases que abordam o tema referente à dinâmica de grupo, como um instrumento que apresenta prontidão no construto das relações entre os indivíduos. No primeiro estágio a ênfase em discussão refere-se à Psicologia, prevenção e promoção à saúde.

O sono é um estado fisiológico de toda raça animal, que se apresenta de forma relativa a um ciclo periódico, ou ciclo sono-vigília. O sono é gerado a partir de dois mecanismos que o regulam, o ciclo sono-vigília e o ciclo circadiano. Sendo o ciclo sono-vigília o impulso das substâncias que promovem o sono, e o ciclo circadiano que promove o despertar. Durante o sono, o indivíduo mostra-se imóvel, com movimentos limitados, os quais são de natureza involuntária, automática, sem propósitos definidos, que voltam por intervalos regulares (NEVES et al, 2013).

No período em que o sujeito está dormindo seus estímulos auditivos, visuais, táteis e dolorosos são reduzidos em relação ao seu estado de vigília, não apresentando interação produtiva com o ambiente em que está inserido, principalmente em fases de sono profundo (FERNANDES, 2006).

A partir da prática clínica, no âmbito experimental, foi possível observar o registro das ondas cerebrais através do EEG, o que permitiu a segregação voltada para o clareamento da objeção entre vigília relaxada e sono, bem como, seus diferentes estágios (FERNANDES, 2006).

Durante o sono dois estados de comportamentos são analisados: o sono sincronizado (NREM) e o sono dessincronizado (REM). O sono NREM é responsável pela atividade elétrica cerebral, dividido em 4 níveis de estágios diferentes, que representam progressivamente a profundidade do sono. O sono REM, por sua vez, é caracterizado pela dessincronização eletroencefalográfica, que se manifesta através de episódios de movimentos oculares rápidos, breves abalos musculares de membros e atonia muscular, tornando a musculatura esquelética paralisada (CIAMPO, 2012).

Curcio, Ferrara e De Gennaro, em 2006 (apud Araújo e Almondes, 2012), diz que o sono está relacionado à estabilidade da aprendizagem e da memória, além de ter um papel importante no controle dos processos restaurativos. Sendo assim, é necessário que se tenha uma boa qualidade de sono, para que tais processos de restauração e consolidação da memória não sejam afetados (ARAÚJO; ALMONDES, 2012).

A privação do sono pode resultar na qualidade do sono ruim, que é consequência de um período longo sem dormir ou do sono fragmentado, fatores estes que corroboram para o acarretamento da sonolência diurna excessiva. A presença de queixas da sonolência diurna excessiva pode levar a distúrbios de sono mais complexos, afetando o desempenho cognitivo de determinado indivíduo, provocando prejuízos sobre a atenção, concentração e na memória operacional, dentre outros efeitos indesejáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com