TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

  1. Qual a  mudança  paradigmática  ocorrida  que  fundamentou  a  discussão dos fenômenos da realidade à luz dos sistemas?  Explique as mudanças de maneira comparativa.

R=Ocorreu no âmbito do pensamento, o que antes era analítico considerando a duração de objetos em partes para estudo de cada uma delas, acreditando que assim entenderia o todo, e passou a acreditar que há em um todo muito mais a se considerar do que a soma de suas partes, assim baseou-se então compreender as relações e interações entre tais partes. Em suma migrou-se de uma concepção linear mecanicista e reducionista para uma concepção holística e ecológica de simplicidade para complexidade.

  1. A cibernética foi uma das teorias sistêmicas que acabaram por compor o âmbito  da  terapia  familiar.  Apresente  a  evolução  da  cibernética  na  explicação  dos  sistemas sociais e humanos.

R= A cibernética surgiu com o intuito de estudar a comunicação dos sujeitos e das maquinas. Sendo ela dividida em duas partes , a cibernética de primeira ordem e a cibernética de segunda ordem, sendo que a cibernética de primeira ordem se subdivide em dois momentos.

No primeiro momento da cibernética de primeira ordem, a saber, a primeira cibernética preocupava-se em atingir e manter a estabilidade e o equilíbrio do sistema. Havia o interesse pela homeostase operava no principio retroalimentação negativa. Seu foco era no sistema o qual era visto como ameaça de desequilíbrio.

As intervenções terapêuticas eram mais               no sentido de eliminar ou reduzir o sintoma.

No segundo momento da cibernética de primeira ordem, a segunda cibernética, o foco muda do sintoma para as relações. O paciente deixa de ser identificado e passa a ser , ao passo que agora é visto como sinalizador de algo que não vai bem, o que leva a família a terapia. Vê a crise como parte importante no processo de mudança. Opera no principio da retroalimentação positiva. O sistema é visto como possuidor de autonomia e auto organização.

A intervenção terapêutica deixa de ser feita apenas com o paciente para ser feito como um grupo, considerando as interações e as responsabilidades de cada um no problema.

Na segunda fase da teoria, a cibernética de segunda ordem, o sistema passa a ser visto como possuidor de suas próprias leis e formas de organização, autor referência, o terapeuta deixa de ser visto como neutro e o objeto do sistema passa a ser percebido como inserido no processo de observação.

A intervenção terapêutica ocorre no sentido de propor e facilitar  conversações ente o grupo através de pergu

ntas convencionais, reflexivas e circulares, considerando que o sistema possui auto referencia e por tanto a solução so pode ser encontrada pelo próprio sistema.

  1. A  Teoria  Geral  do  Sistema  de  Bertalanffy  contribui  com  a  Terapia  familiar,  principalmente  por  apresentar  as  características  gerais  do  funcionamento  dos  sistemas  abertos. Explique  cada  uma  dessas  características  na  explicação  dos  sistemas familiares.

R=  O sistema aberto caracteriza-se pelo intercambio com o ambiente. Tem a característica de autorregulação.

Constante interação dual com o ambiente: influencia e é influenciado.

Capacidade de crescimento, mudança e adaptação do meio ambiente.

Imput, entrada de informação no sistema, fornece energia para o sistema.

Output, saída dos sistemas, finalidade a qual se destina o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com