TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicoligia

Casos: Trabalho De Psicoligia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Resenha: Administrar com o coração.

Ribeirão Preto

Junho / 2013

SABEDORIA ORGANIZACIONAL E QI DE GRUPO

As pessoas estão valorizando a informação, alterando assim a produção. Essas pessoas são conhecidas como “trabalhadores do conhecimento”, sua mão-de-obra é especializada e a sua produtividade está relacionada com a equipe, mostrando que as organizações devem no futuro valorizar a inteligência emocional e as aptidões como produto do ambiente de trabalho.

As empresas utilizam muito as reuniões como forma de trabalho de equipe, mesmo sendo antiquado. A hierarquia é o esqueleto de uma organização, mas o contato humano que acontece através de redes eletrônicas e redes informais é o sistema nervoso central de uma organização.

Quando as pessoas se reúnem em uma organização chegam a um QI de grupo, que é a soma de todos os talentos e aptidões dos envolvidos. O nível de QI determina como realizarão as atividades e o resultado que obterão. A inteligência emocional é o tipo de elemento mais importante na inteligência do de grupo e não o QI médio. A harmonia existente entre os membros que o compõem é a chave para um alto QI de grupo. É a capacidade de harmonizar que formará um grupo talentoso, produtivo e bem-sucedido quando mantém a igualdade de condições, já os membros que têm talento e habilidade iguais em outros aspectos se sairão mal.

Robert Sternberg e Wendy Williams, tiveram a ideia que há uma inteligência de grupo, eles tentaram entender porque alguns grupos trabalham de maneira mais eficaz do que outros. As pessoas têm certos talentos e quando elas se reúnem para trabalhar em equipe elas têm que exibir seu talento.

O resultado das pesquisas mostrou que pessoas ávidas reduziam o desempenho geral do grupo, pessoas ansiosas eram controladoras e dominadoras, essas pessoas pareciam não ter capacidade de reconhecer o que é bom e o que é ruim e não participavam do trabalho.

A capacidade de criar um clima de harmonia interna é um dos fatores que maximizam a excelência do grupo, aproveitando todos os talentos do grupo. O desempenho geral de grupos harmoniosos era facilitado por um membro particularmente talentoso; os grupos que tinham mais atrito encontravam dificuldade de capitalizar o fato de terem membro de alta qualificação. Em grupos com alta estática social e emocional as pessoas não conseguem dar o melhor de si. Mas através da harmonia o grupo podia aproveitar as capacidades criativas e talentosas de seus membros.

Muitas coisas que as pessoas fazem no trabalho dependem da sua rede de colegas; diferentes tarefas podem implicar o recurso a diferentes membros da rede de trabalho. Criando a formação de grupos temporários para uma tarefa específica e temporária sedo assim um ponto crucial para o sucesso do trabalho.

Um estudo feito sobre os profissionais-estrala do Laboratório de Bell mostra que nela há cientistas e engenheiros que têm talentos brilhantes enquanto outros têm produção mediana. O que faz a diferença entre essas pessoas é o QI emocional. As pessoas que tem maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com