TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Depsicologia

Casos: Trabalho Depsicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

AS TEORIAS E SEUS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS

Teorias psicologia-aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria genética da aprendizagem

A concepção genético-cognitiva iniciou-se com Piaget,que recorreu a psicologia para responder as questões epistemológicas relacionadas com a aquisição do conhecimento humano Na teoria de Ausubel,para que ocorra a aprendizagem é necessário partir daquilo que o aluno já sabe.Os conhecimentos prévios seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria. De acordo com a concepção genético-cognitiva ,a aprendizagem se da em função do nível cognitivo do sujeito,dos estágios de menor conhecimento ao mais avançado.

Teoria verbal significativa Em sua teoria,Ausubel investiga e descreve o processo de cognição segundo uma perspectiva construtiva. Na teoria de Ausubel,para que ocorra a aprendizagem é necessário partir daquilo que o aluno já sabe.Os conhecimentos prévios seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria.

Teoria sociocultural Vygotsky parte da premissa de que o desenvolvimento deve ser entendido com referencia ao contexto social e cultural no qual ocorre. A estrutura cognitiva desenvolve-se pelo uso de signos.Quanto mais instrumentos e signos se aprendem,mais se amplia a gama de atividades que o sujeito pode aprender.

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos:

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

A idéia fundamental da Ausubel é que a aprendizagem significativa é um processo em que novos conhecimentos estejam relacionados com o aspecto relevante,existente na estrutura de conhecimento de cada individuo.

Em sua teoria ,Ausubel investiga e descreve o processo de cognição segundo uma perspectiva construtivista.Essa teoria ficou conhecida como teoria verbal significativa,por privilegiar o papel da linguagem verbal .Foi o próprio psicólogo que optou por renomea-la de teoria da aprendizagem significativa.

Na teoria de Ausubel ,para que ocorra a aprendizagem é necessário partir daquilo que o aluno já sabe .Os conhecimentos prévios seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria.Esse processo ele designou de âncora.

Ausubel propõe um teoria que enfatiza a aprendizagem que ocorre na escola .Sua teoria baseia-se na idéia de que a mente humana possui uma estrutura organizada e hierarquizada de conhecimentos .Essa estrutura é continuamente diferenciada pela assimilação de novos conceitos ,novas proposições e idéias.

Muitas vezes,os alunos possuem idéias de bases,mas elas não estão ativadas.Caberia ao professor descobrir e ativa-las e ,com base nisso ensinar o novo tema.

Condições básicas para que ocorra aprendizagem significativa:

Material significativo: quando este se encontra dentro da capacidade humana de aprender.

Substantividade:Essa condição pressupõe que ,ao se aprender de forma significativa ,retêm-se a substancia das novas idéias ,não as palavras precisas usadas para sua expressão.Dessa forma , o mesmo conceito ou proposição pode ser expresso de diferentes maneiras.

Disponibilidade do sujeito para a aprendizagem significativa :De certa forma,amplia a teoria ao defender que o sujeito pensa,sente e age e que as experiências de aprendizagem potencialmente significativas são aquela que o levam a um engrandecimento pessoal ,proporcionando,ao mesmo tempo ,certo domínio conceitual que lhe permita o uso eficiente na solução de problemas reais ,do dia-a-dia.

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM

A psicologia genética estuda o desenvolvimento da mente e permite conhecer não apenas no que a criança difere do adulto,mas também como se constroem certas estruturas lógicas –matemáticas ,que fazem parte de todas as formas evoluídas do pensamento adulto;

A concepção genética cognitiva ,a aprendizagem se da em função do nível cognitivo do sujeito ,de maneira processual e progressiva , ou seja ,dos estágios ou períodos de menor conhecimento ao de conhecimento mais avançado.

Cada estágio marca o aparecimento de uma etapa de equilíbrio que é própria a cada uma das etapas e que é precedida de uma etapa de preparação.Tais estágios denominam-se:

Estágio sensório motor :Que compreende a etapa do nascimento ao dois anos.

Estágio pré operacional: Dos dois aos sete anos.

Estágio das operações concretas :Dos sete aos doze anos.

Estágio de operações formais :A partir dos doze anos.

• De acordo com Piaget ,há que enfatizar a primazia da ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento a ser construído mediante uma experiência individual .Na sala de aula sugere que se deve ser construído de modo gradativo.Assim ,a sala de aula pasa a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com