TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Psicologo No CRAS

Casos: Trabalho Do Psicologo No CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): É uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos.

Neste estudo pretendemos estabelecer as principais ações que se propõe o papel do profissional de psicologia na sua atuação junto a estes centros. O profissional de psicologia no exercício de suas atribuições no CRAS enfoca o atendimento psicossocial, com ênfase num caráter familiar/sistêmico e uma visão especialmente direcionada ao grupo, diferenciando sua atuação da realizada no consultório. Os serviços oferecidos nos CRAS são realizados através entrevistas individuais, oficinas de convivência, oficinas de geração de renda e grupos socioeducativos. O trabalho no CRAS é um convite para lançarmos novos olhares sobre a Psicologia inscrita nos espaços públicos. Sem dúvida, esse é um campo em que muito ainda tem a conhecer, pois sua recente implantação traz desafios constantes para a Psicologia.

Sobre o CRAS

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), as atividades do Psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. E por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições pessoais e coletivas intervir em situações de vulnerabilidades. Dentro da Assistência Social, implica diretamente em promover e favorecer o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, oportunizando a inclusão da pessoa, dos grupos e das comunidades.

O CRAS é uma unidade pública que deve se localizar em áreas de vulnerabilidade social, realizando serviços de proteção social básica, organizando e coordenando a rede de serviços sócios assistenciais locais. Eles têm como função garantir segurança de convívio social e familiar, através de ações, cuidados e serviços que restabeleçam vínculos pessoais, familiares, de vizinhança e de segmento social. O CRAS conta com uma equipe técnica mínima de psicólogos e assistentes sociais e encontra algumas diretrizes norteadoras em um Guia Técnico elaborado pelo MDS, no qual se propõe um trabalho conjunto destes profissionais. Entretanto, tais diretrizes não apontam a especificidade dos profissionais em questão. Se, por um lado, este guia formata as ações a serem desenvolvidas pelos técnicos do CRAS, sejam eles psicólogos ou assistentes sociais, por outro, define as atribuições destes sem levar em conta as particularidades da formação de cada profissional. A existência dessas diretrizes, então, nos permite interrogar qual a função do psicólogo nas unidades do CRAS, visto que o SUAS prevê a contratação obrigatória deste profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com