TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Lousada

Trabalho Universitário: Trabalho Lousada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

As principais psicoterapias: fundamentos teóricos, técnicas, indicações e contra-indicações

Originalmente chamada de cura PE fala, a psicoterapia tem suas origens na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo. Foi, entretanto, ao final do século XIX que passou a ser utilizada no tratamento das assim denominadas doenças nervosas e mentais, tornando-se uma atividade médica inicalmente restrita aos psiquiatras. Houve uma grande proliferação de modelos e métodos apoiados em diferentes concepções sobre os sintomas e o funcionamento mentais, muitas vezes conflitntes e até antagônicas. Escolas sugiram, especialmente no pós-guerra.

A proliferação de teorias nem sempre foi acompanhada da correspondente preocupação em comprová-las e em validar a efetividade dos métodos propostos, seus alcances limites. Há uma concordância, também, de que boa parte dos seus efeitos devem-se a um conjunto de fatores que envolvem as técnicas específicas utilizadas, próprias de cada modelo, e, ainda,um complexo conjunto de elementos que inclui, além das referidas técnicas, os chamados fatores não específicos, comuns a todas as psicoterapias.

Na atualidade, exitem mais de 250 modalidades distintas de psicoterapias, descritas de uma ou de outra forma em mais de 10 mil livros e em milhares de artigos científicos relatando pesquisas realizadas com finalidade de compreender a natureza do processo psicoterápico e os mecanismos de mudaça e de comprovar a sua efetividade, especificando em que condições devem ser usados e para quais pacientes.

PSICOTERAPIA

A psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, deliberadamente, uma variedade de intervenções, com o intuito de influenciar um cliente ou paciente, auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental, já que ele o procurou com essa finalidade. Poderíamos dizer que a psicoterapia é um tratamento primeiramente interpessoal, baseado em princípios psicológicos, que envolve um profissional treinado e um paciente ou cliente portador de transtorno mental, problema ou queixa, o qual solicita ajuda. O tratamento é planejado pelo terapeuta com o objetvo de modificar o transtorno, problemas ou queixa é adaptadoa cada cliente em particular.

A psicoterapia envolve, portanto uma interação rosto a rosto. Na verdade, a psicoterapia destingue-se de outras modalidades de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre o cliente e o terapeuta do que uma ação predominantemente unitareral, exercida por alguém sobre outra pessoa. A psicoterapias distingue-se quanto aos seus objetivos e fundamentos teóricos. A psicanálise ou a terapia de orientação analítica, que se propõem a modificar aspectos mais ou menos amplosda personalidade.

Elementos comuns às psicoterapias

De acordo com Jerome Franke, três componentes seriam comuns a todas as psicoterapias.

• A psicoterapia ocorre no contexto de uma relação de confiança emocionalmentre corregada em relação ao terapeuta

• A psicoterapia ocorre em um contexto terapêutico, no qual o cliente acredita que o terapeuta irá ajudá-lo e confia que esse objetivo será alcançado

• Existe um racional, um esquema conceitual ou um mito que provê uma explicação plausóvel para o desconforto e um procedimento ou um ritual para ajudar o cliente a resolvê-lo.

A psicoterapia como arte

Como atividade humana, a psicoterapia é também uma arte, na medida em que depende das características pessoais do terapeuta, das habilidades adquiridas em prolongados treinamentos e supervisões e do tipo de par paciente-terapeuta que se estabelece em cada psicoterapia.

Psicoterapias baseadas na teoria psicanalítica: psicanálise, psicoterapia de orientação analítica e psicoterapias de apoio

Várias modalidades de psicoterapia fundamentam-se na teoria psicanalítica.. a psicanálise, a psicoterapia de orientação analítica, a psicoterapia de apoio, a

psicoterapia breve dinâmica, além da terapia de grupo e de algumas formas de terapia de grupo e de algumas formas de terapia familiar. A psicoterapia psicodinâmica é freqüentemente referida como psicoterapia expressiva-esportiva, dependendo de cada situação específica ou de cada cliente. É mais exploratória e expressiva quando o seu objetivo preferencial é análise das defesas, da transferência ea obstem obtenção de insight sobre conflitos de inconscientes, é mais suportiva quando se propõe a fortalecer as defesas e suprir os conflitos inconscientes. Em um extremo expressivo, situa-se, a psicanálise ,e no extremo oposto, à terapia de apoio embora ambas tenha por base a mesma teoria do desenvolvimento da personalidade e da formação dos sintomas. Psicanálise teóricos O termo psicanálise literalmente significa dividir a mente em seus elementos constituem constitutivo e nos seus processos dinâmicos. A psicanálise teve seu início início nas experiências de breuer e freud que ao tratar de pacientes com sintomas conversivos por meio de hipnose observarão o desaparecimento dos sintomas durante o transe hipnótico. Hipótese explicativa, que o afastamento de impulsos inaceitáveis da consciência, por meio da repressão, era o responsável pelo seu caráter patogênico, e o fato de trazer à consciência fazia com que perdessem tal características e desaparecessem. As ideias iniciais de Freud tiveram inúmeros desdobramentos, destacando-se a chamada psicologia do ego, liberada por anna freud. De acordo com a psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com