TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Org I

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Org I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

1. Primeiramente os fenômenos nas organizações, focalizam os elementos simbólicos, sistemas de significados, com intuito de ser compartilhado de modo interpretativo, cujo objetivo e compreender a realidade social que ocorre nas organizações. Buscando que nas organizações de trabalho o que se consolida referente aos grupos, é juntamente a relação compartilhada da realidade entre as pessoas, ou seja, sendo uma perspectiva psicossocial que se constitui através desta interação humana, que se dar de forma como os outros são interpretados, fazendo parte da interação humana nas organizações.

A partir da perspectiva desse curta pode ser criada e sustentada algumas formas de organizações de trabalho. Uns do fenômeno construtivo que pode ser colocado é o individual, onde o conceito de identidade é a forma mais subjetiva do sujeito na relação entre si e a sociedade, que nos identifica e nos diferencia uns dos outros, tornando consciente do seu eu. Entretanto essa identidade vai esta sempre em construção, pois é através das interações interpessoais e intergrupais que se compreende que as características físicas e psicossociais de cada ser humano vêm por meio da relação que o individuo estabelece no meio social que estão inseridos.

Nas cenas desse curta pode-se perceber que não existe relação nenhuma com grupos, que cada sujeito estão realizando o seu trabalho de forma individual, sem passar nenhuma interação, sendo possível ver a forma mecânica que cada sujeito exerce sua função. Na realidade socialmente construída se da origem no âmbito do individual de cada sujeito, sendo que e pelo modo que vivemos diversas experiências, que damos um sentido a contextos sociais ao longo da vida, que nas organizações do trabalho não se situa em só lado, mais sim com o intuito de focar em um aspecto geral entre as relações individuais e coletivas. Sendo uma busca justamente a essa convivência humana em formação, pois é afirmada através da identidade dos indivíduos ou grupos, ou seja, essa identidade organizacional se dar a partir das relações estabelecidas com outras pessoas considerando os significados desta relação.

Outra parte do curta relevante, é a cena a onde o ator principal tem toda uma rotina antes de chegar ao trabalho, como exemplo, pessoas se colocando como objetos, mesa, cadeira, cabide, carro, etc. E quando o mesmo chega a realizar sua função na organização, ele se coloca como tapete para seu chefe limpar os sapatos antes de entrar na sala. É vidente o que e estabelecido e se institui e representado pelo aquele que detém o poder, que as configurações se afirmam diante desse poder estabelecido, que a construção social da realidade nas organizações são segmentos de poder que é revelada em sua cultura que propõem tal comunidade.

2. Segundo Bernal (2010, p. 22), o toque dos sinos nos monastérios e das trombetas nos acampamentos e quartéis logo se veria imitado pela sirene das fábricas para que, pela primeira vez na história, os homens se levantassem em uníssono, como se dirigidos por um chefe invisível, para serem submetidos pelo relógio ao ritmo pré-fixado do processo econômico. No vídeo, ao mesmo tempo em que soam o som o despertador, emerge junto ao sujeito a sua obrigação de se por de pé, para ir ao trabalho, este, sendo considerado como supremo. O protagonista principal apresenta um semblante ocioso, desanimado, desestimulado, porém, preocupado com a hora de chegar ao trabalho, durante o percurso, encontrava várias pessoas que realizassem atividades de subordinação, como o taxi, o obeso no elevador e etc., entretanto, ao chegar ao destino ele era subserviente a um superior. Observa-se, uma sociedade baseada no trabalho, onde o mesmo era convertido no lugar do vínculo social e de desenvolvimento humano, considerado como algo natural do homem, não havendo relação sociável entre sujeitos.

Todo esse contexto histórico-social do vídeo se passa no período do capitalismo e do trabalho meramente instrumental. Por mais que nessa época houvesse diferentes formas de administração empresarial com tentativas de aumentar a motivação dos trabalhadores, sua finalidade foi sempre explicita e proposital; a de melhorar a produção e, portanto, o lucro da empresa. Outro ponto a ser destacado, foi a constituição dos cidadãos de tornarem-se pessoas aptas, capacitadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com