TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pinesc

Dissertações: Trabalho Pinesc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento respondente:

O comportamento respondente é um estimulo ambiente que produz uma resposta no organismo. “Como, por exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos” (Psicologias 2009, p.59) Comportamentos respondentes é relação estimulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Sendo assim eventos ambientais provocam respostas no organismo mesmo não sendo apreendidas.

O comportamento operante:

Esse comportamento é aquele que age sobre o ambiente e produz consequências. “O comportamento operante abrange um leque amplo de atividades humanas-dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados apresentados pelo adulto”. (Psicologias 2009, p.61)

Condicionamento operante:

Quando um comportamento que o organismo acabou de apresentar é reforçado positivamente o mesmo tem uma maior probabilidade de ocorrer novamente.

Reforço positivo:

Quando o organismo apresenta uma resposta e ela é seguida de um reforço positivo ela tende a se repetir futuramente

Reforço negativo:

Quando o organismo apresenta uma resposta e ela é seguida de uma punição o organismo tende a extingue a mesma.

Esquiva:

“É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previne a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo”

(Psicologias 2009, p.64)

Fuga:

Quando se há um estimulo aversivo incondicionado, e que quando se inicia será evitado pelo comportamento de fuga. Não se evita esse estimulo aversivo, mas tende a fugir dele após se iniciar.

Extinção:

È um procedimento que uma resposta deixa de ser reforçada. Sendo assim a resposta tende a diminuir a frequência e ate mesmo a ser extinta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com