TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pronto

Dissertações: Trabalho Pronto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Motores térmicos

Os motores térmicos usam como fontes de energia o calor desprendido por reações químicas de natureza diversa. Na maior parte dos motores térmicos a combustão é interna, mas há alguns em que a combustão se faz fora do ciclo da máquina motriz, como é no caso da turbina a vapor, em que o vapor de alta pressão se produz numa caldeira que não faz parte da estrutura do motor.

Há dois grupos principais de motores térmicos: de combustão e reação.

Motores de Combustão

Desenvolvido no final do século xix, o motor de combustão interna é uma das invenções recentes mais importantes e com maior impacto na sociedade atual. Este tipo de motor, assim chamado porque a combustão decorre dentro de uma câmara que contém também o pistão responsável pela criação do movimento, apresenta elevadas potência e eficiência para o seu tamanho. Os dois tipos de motores de combustão internas mais importantes são o motor a gasolina e o motor a gás óleo ou motor diesel.

As partes que constituem estes tipos de motor são basicamente iguais: ambos possuem câmaras de combustão e cilindros (em posição vertical, com maior ou menor ângulo e horizontal, no caso dos boxer) que se encontram ligados à cambota por uma haste- que transforma as deslocações do pistão em movimento de rotação. O numero de cilindros que compõem um motor é variável, sendo que as configurações mais comuns apresentam 3, 4, 5, 6 e 12 cilindros.

Para o fornecimento de combustível ao motor são necessários: um depósito,

uma bomba de injeção de gasolina e um dispositivo que transforme o combustível líquido em gasoso- o carburador. Os processos de ignição- dispositivo colocando na parte superior do cilindro, que produz faíscas, as quais provocam a combustão. Durante o processo de combustão, pistão executa quatro movimentos:

1) afasta-se do cilindro provocando a injeção de ar e combustível na câmara de combustão;

2) aproxima-se do cilindro provocando a compressão da mistura na câmara e a sua combustão;

3) é afastado novamente do cilindro pelo efeito da combustão;

4) aproxima-se novamente do cilindro e faz com que a válvula de escape se abra para libertar os gases resultantes da combustão. Esta sucessão de movimentos repete-se continuamente.

No motor de gasóleo, a ignição é feita através da compressão e aquecimento de ar antes da injeção de combustível na câmara.

Os movimentos do pistão são basicamente idênticos aos anteriormente apresentados, embora haja um intermédio, que antecede a combustão:

1) dá-se a entrada de ar na câmara pela válvula de admissão;

2) inicia-se o processo de compressão e aquecimento do ar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com