TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia da Infância

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre Corpo, Emoção e Aprendizagem

  1. O que é psicomotricidade, qual o seu objetivo e princípios de tratamento?

A psicomotricidade pode ser entendida como a integração dos aspectos psicológicos do movimento e da atividade corporal na relação do indivíduo em contato com o meio em que se desenvolve, sendo influenciada por componentes maturativos e relacionais. Ela é a junção entre psiquismo e movimento,que estão ao mesmo tempo integrados e interrelacionados.

O objetivo da psicomotricidade é desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, dando ao indivíduo a possibilidade de dominar seu corpo,de economizar suas energias, de pensar seus gestos, aumentando assim sua eficácia e harmonia, e de aperfeiçoar o seu equilíbrio.

Os objetivos do tratamento são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas, jogos e etc. Através da brincadeira o terapeuta observa o funcionamento emocional e motor do indivíduo e utiliza outras brincadeiras para corrigir as alterações à nível mental, emocional ou físico.

  1. O que explica a teoria do desenvolvimento de Wallon sobre a relação do corpo, afeto e aprendizagem?

No ponto de vista de Wallon, a construção do sujeito e do objeto com a qual ele construirá seu conhecimento depende da alternância entre afetividade, ou seja, com o modo como o indivíduo vai relacionar o objeto de estudo com o seu cotidiano, discutindo ativamente com o professor, estabelecendo relações mais íntimas com o professor, e a inteligência caracterizada pelo processo de cognição do aluno

  1. Como podemos observar a relação corpo, afeto e aprendizagem na história   do desenvolvimento da personagem? Cite trechos do filme e explique.

-Quando a atriz principal e surpreendida com um beijo do seu professor, ela não sabia o         que fazer e morde, no final do filme ela toma a iniciativa de dar um beijo no seu professor.

  1. Como ocorre o tratamento/reaprendizagem da bailarina em sua relação com o corpo e o afeto? Cite trechos do filme e explique.

Quando ela faz o papel da cisne negro no final, incorporando o personagem se deixando levar pelo sentimento e se desprendendo da técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com