TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Referente Disciplina Teoria de Medidas

Por:   •  30/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

 

 

MARILANDE BATISTA DA SILVA

 

 

RESUMO DOS MODELOS DA PSICOMETRIA TCT E TRI

 

Trabalho acadêmico apresentado da disciplina Medidas em Psicologia do Curso de Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) solicitado pela docente

Roberta Lima Machado de Souza Araújo, como requisito para obtenção de nota parcial na unidade I, do 4º semestre.

 

   

 

FEIRA DE SANTANA – BA

2020

 

PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis, RJ. Vozes, 2003. P 67 a 84

INTRODUÇÃO                

  O capítulo 4 do livro da psicometria trata dos modelos da psicometria TCT e TRI, o objetivo da psicometria é explicar o sentido das respostas dadas pelo sujeito a uma séria de tarefas, chamadas de itens. A teoria clássica dos Testes (TCT) se preocupa em explicar o resultado final total, ou seja, a soma das respostas dadas a uma quantidade de itens. Que chamamos de escore Total(T). Por outro lado o TRI se preocupa com itens de boa qualidade e não tem interesse no escore total em um teste, na verdade a TRI se interessa especificamente por cada um dos itens, assim querendo saber a probabilidade de erros e acertos de um teste de aptidão (personalidade, interesse e atitudes). Desta forma, vemos que a TCT tem interesse em produzir testes de qualidades, enquanto a TRI se interessa por produzir tarefas (itens) de qualidade.

MODELO DA PSICOMETRIA CLÁSSICA: TCT

A psicometria foi desenvolvida de dados obtidos exclusivamente da medida das aptidões humanas (inteligência). Elaborada por psicólogos de preocupação predominante estatísticas e tendo interesse dentro da visão materialista que dominava as ciências na época. Com referência a aplicação do modelo a medida de outros traços latentes do ser humano que não sejam as aptidões, onde não existem respostas (comportamentos) certas e erradas. Na TCT o sujeito responde a uma série de itens (tarefas) que se propôs, um ponto por cada resposta correta, assim no final obterá um escore total, a soma dos pontos ou respostas corretas. O foco da TCT não é o traço latente e sim o comportamento o escore em um teste, sendo o teste um conjunto de comportamento. Seu enfoque está no tau(t) e não no teta (o), entendendo como tau o escore num teste e o teta como o traço latente.

        

MODELO

O modelo foi desenvolvido por Sperman implica em alguns postulados básicos podendo ser considerado as regras do jogo. Seguindo a clássica síntese de Gulleksen (1950), é preciso, primeiramente, distinguir três componentes nesse jogo sendo o escore bruto(T), escore verdadeiro (V) e o erro (E).

T = escore bruto ou empírico do sujeito, que é a soma dos pontos obtidos                       no teste.                                                                                                                                                

   V = escore verdadeiro, que seria a magnitude real daquilo que o teste quer medir do sujeito, seria o próprio T caso não houvesse o erro de medida

E = é erro cometido nesta medida.

O modelo fundamental da Psicometria Clássica, é de que o escore bruto do sujeito é a soma do escore verdadeiro e do erro, ou seja, T = V + E.

O escore tau – t é constituído por dois componentes, o escore real ou verdadeiro (V), naquilo que o teste pretende medir o erro (E) de medida. A TCT consiste em elaborar estratégias (estatísticas) para controlar ou avaliar a magnitude do E. não tendo como fazer medição do escore verdadeiro do sujeito no teste, se não houvesse o erro na medida. O escore verdadeiro o (V) e a esperança matemática do escore empírico(T), o conceito significa se o sujeito responde infinitas vezes o mesmo teste, ele teria infinitos diferentes escores empíricos, assim sendo diferentes por causa do erro, presente nas infinitas medidas e como o erro não é sempre da mesma magnitude (pode ser maior ou menor cada vez que o sujeito se submete aos testes). Assim a correlação entre o escore verdadeiro e erro é zero. Não há correlação entre os erros cometidos num teste qualquer (teste i) e um teste paralelo (teste j). Como se supõe que os erros são aleatórios, não a razão para suspeitar que eles dependem uns dos outros. Assim se fala de dois testes T¹ e T², sendo paralelos, quando estão medindo mesma coisa, porém com itens (tarefas) diferentes.

  1. Os escores verdadeiros em ambos os testes são iguais (V¹=V²).
  2. A distribuição dos erros (variância) em ambos os testes igual, isto é Var(E¹) e Var(E²).

Os escorres verdadeiros são iguais em ambos os testes, mas as variâncias dos erros são diferentes, chamando de tau-equivalentes, os testes estão medindo a mesma, mas produzindo diferente variabilidade, assim tendo testes paralelos quando, os escores verdadeiros de testes paralelos são iguais ou a variância de um teste e igual a variância de um teste paralelo.

O MODELO DA PSICOMETRIA MODERNA TRI

1-A TEORIA DA RESPOSTA O ITEM E A TEORIA PSICOMÉTRICA CLÁSSICA

A teoria da resposta ao item (TRI) já uma longa história. Ela se baseia no modelo do traço latente, que possui a história, mas longa ainda, dentro do qual você encontra autores do anos 30, como Guttman(1941,1944) e outros.

A teoria começou a ser formalizada mais tecnicamente com os trabalhos de Lord(1952-1953), nos Estados Unidos e Rasch (1960) na Dinamarca, utilizavam a teoria para testes de desempenho e de aptidão. A TRI vem se tornando a técnica predominante no campo dos testes, conhecida apenas nos anos 90 no Brasil e vem substituindo grande parte da teoria clássica da Psicometria. O enorme impacto que a TRI vem tendo em psicometria se deve ao fato de superar certas limitações, especificamente quadro dessas limitações são

  1. Os parâmetros clássicos dos itens (dificuldade e discriminação) depende diretamente da amostra de sujeitos, representativa de população, os parâmetros dos itens não são considerados para esta população.
  2. A avaliação das aptidões dos testando depende do teste utilizado, sendo assim testes diferentes que medem a mesma aptidão, reproduziram escores diferentes da mesma aptidão para sujeitos idênticos. Em formas paralelas, produzindo também o mesmo montante de erro que afetaria a estimação do escore verdadeiro do sujeito.
  3.  A definição do conceito de fidedignidade ou precisão na teoria clássica, constitui também uma fonte de dificuldade, concebida com a correlação entre os escores obtidos de forma paralelas de um teste ou mais, genericamente como opostos do erro de medida.
  4. Outro problema da teoria clássica dos testes consiste em que ela é orientada para o teste total e não para o item individual a informação do item deriva de considerações do teste geral.

A análise de cada item e feita em função do escore total, ficando um tanto incongruente avaliar a qualidade do item quando ele próprio contribui para a mesma. A psicometria procura por alternativas que pudessem permitir estabelecer,

  1. Características do item sem ser dependentes da amostra de sujeitos utilizados
  2. Escores dependem dos examinados independente do teste utilizado;
  3. Modelo do nível do item em vez do teste, a análise não depende dos demais itens;
  4. Modelo que não exija formas rigorosamente para avaliar a fidedignidade;
  5. Um modelo que ofereça uma medida de precisão para cada nível de aptidão.

2- CARACTERÍSTICAS DA TRI

  1. A teoria da TRI

Diferentemente da teoria clássica de psicometria, a TRI trabalha com traços latentes tendo dois axiomas fundamentais, sendo o desempenho de um sujeito em uma tarefa (item do teste) em conjunto de fatores e traços latentes (aptidões, habilidades e etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com