TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho referente a disciplina de Avaliação I Avaliação Escolar

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação

Graduação em Pedagogia

Thamiris Xavier da Cruz dos Santos

Trabalho referente a disciplina de Avaliação I

                                                      Avaliação Escolar

Professora Andréa Serpa

Niterói

2016

AVALIAÇÃO ESCOLAR

É fundamental como base para a elaboração desse trabalho o entendimento prévio de que existem diferentes tipos de avaliações e que cada uma delas, com suas especificidades, utilizam diversos e distintos instrumentos avaliativos. Nas aulas durante o período, nos autores estudados, nas conversas, nos textos lidos e debatidos conseguimos calmamente estudar que também existem diversas concepções pedagógicas e que a partir delas pode-se determinar os métodos avaliativos aplicados por cada uma dessas concepções, é preciso escolher antes de tudo o que desejamos, para nos situarmos dos caminhos a serem seguidos. Nos textos estudados  nos deparamos com teorias pedagógicas práticas a serem seguidos , que definem aquilo que pretendemos com o trabalho escolar, dentre elas estão: a perspectiva da pedagogia crítica; positivismo; subjetivismo; vínculo indivíduo-sociedade. Dentro de cada uma dessas perspectivas é possível traçar como se dá o conhecimento, a aprendizagem ,o ensino, o aluno , o professor a a avaliação, comparando cada uma , entendendo cada uma para assim ter uma identificação com aquela que acreditamos ser o caminho para a educação que almejamos e lutamos.

             A disciplina cursada apresentou os métodos avaliativos , como são usados e seu possível fracasso e sucesso nas instituições de ensino. Estudamos avaliação informal, avaliação formal, avaliação formativa e somativa. Mais uma vez o texto de Benigna Villas Boas (2004) nos traz informações preciosas para o entendimento de questões que vem sendo descritas nesse texto . Ela conceitua a avaliação formal como:

[...]A avaliação feita por meio de provas, exercícios e atividades quase sempre escritas, como produção de textos, relatórios pesquisas, resolução de questões matemáticas, questionários e etc. Quando a avalição é realizada dessa forma todos ficam sabendo que ela esta acontecendo : alunos, professores , pais. Esse tipo de avaliação costuma receber nota, conceito ou menção. (Villasboas, 2004. P. 22)

     Esse é o tradicional e temido (pelos alunos)  método avaliativo utilizado nas escolas com maior freqüência para medir o rendimento de cada aluno , medir o que ele sabe, o que ele não sabe. Digo que ele é necessário dentro de um sistema classificatório, para concursos e vestibulares, por exemplo, mas não deve ser usado nas escolas como único método avaliativo, na mesma perspectiva da avaliação formal nos utilizamos da função somativa que pretende justamente determinar níveis de rendimento, usado como instrumento final classificatório. É por isso que no mesmo texto Benigna (2004) ainda vem nos explicara avaliação informal , que ela diz ser muito frequente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentais, caracterizando-a:

“É aquela que se pela interação de alunos e professores, com os demais profissionais que atuam na escola e até mesmo com os próprios alunos, em todos os momentos e espaços do trabalho escolar.[...]ela é importante porque dá chances ao professor de conhecer mais amplamente cada aluno: suas necessidades, seus interesses, suas capacidades.” (Villasboas,2004. P. 22)

A avaliação informal é um longo processo que ocorre discretamente , sem que os alunos se deem conta que estão sendo avaliados , e é cotidiano. Usando com sabedoria é um instrumento essencial para a plena aprendizagem do aluno. Integrada a avaliação informal utilizamos a função formativa como estratégia , com a finalidade de favorecer a melhora do processo de aprendizagem continuo A avaliação porém sempre esteve relacionada com o poder, na medida em que oferece ao professor a possibilidade de controlar a turma. Em nossa sociedade e modelos de escolas que tentam a todo tempo homogeneizar as pessoas , seus conhecimentos e seus comportamentos, utilizam uma politica meritocrática, bonificando instituições e/ou alunos por meio de atribuição de notas, classificação, hierarquização e usam a avaliação como um instrumento de poder e dominação que desperta o medo. O fato é que viemos desse histórico hierárquico de escolarização e para nóscomo futuros educadores mudarmos isso é um processo longo e que por maior autonomia que teremos não depende só da nossa mudança e sim contagiar todo um sistema determinado para seguir aquelas normas. Porém a avaliação existe para além de dar notas e classificar , ela existe para que se conheça o aluno , para identificar as dificuldades , encontrar estratégias de ensino e aprendizagem. Avaliação e aprendizagem andam sempre de mãos dadas (Villasboas,2004. P 29)

       Durante o planejamento de qualquer curso são definidos os instrumentos que serão utilizados e como vão ser processadas as avaliações, por isso reforço a importância dos objetivos desejados já definidos, essas informações são de extrema relevância, pois através desse processo é que medirão se os objetivos do curso estão sendo alcançados e se os recursos utilizadas são apropriadas. De acordo com ESTEBAM, 2004 :

 “Avaliar o aluno deixa de significar,fazer um julgamento sobre a sua aprendizagem, para servir como momento capaz de revelar o que o aluno já sabe os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento demonstrado, seu processo de construção do conhecimento, o que o aluno não sabe e o caminho que deve percorrer para vir  a saber, o que é potencialmente revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para a superação, sempre transitória, do não saber, possa ocorrer. “(ESTEBAM,2004. P.19)    

         Dessa forma, para se obter o resultado esperado é necessário utilizar diversas maneiras de avaliar o outro, entendendo avaliação como um processo e não apenas como um instrumento de medição de rendimento escolar . No texto de Benigna Villas Boas (2004) é explicado que a todo momento estamos fazendo essa avaliação em varias atividades e momentos da nossa vida , mas culturalmente não temos a consciência de nos autoavaliar em nossas ações pessoais e profissionais e nem percebemos também o quanto estamos avaliando o outro constantemente,  a autora nos mostra que “os adjetivos estão sempre presentes em nossas apreciações”(Villas Boas, 2004). Nesse sentindo , já se pensa em rever o termo avaliação usado nas escolas como um método sistematizado de provas para se dar notas aos alunos . Ao entender avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem , o mesmo deve ser feito durante todo esse processo , a medida em que o professor faça a mediação do grupo e também de cada individuo separadamente , analisando o desenvolvimento , aprendizagem , dificuldades para assim buscar novos caminhos para que ele aprenda de fato. Fazendo isso , o professor faz uma autoavaliação que também faz parte desse processo na medida em que , percebe que  para levar conhecimento ao outro depende de uma parceria, de humildade para reconhecer que o método de ensino possa não estar sendo produtivo para aquele outro reconhecendo o trabalho mútuo em sala de aula.  Logo professores devem saber encontrar a dificuldade no aluno através de um olhar critico para seu próprio trabalho.  A autoavaliação de qualquer trabalho é importante para se criar novas estratégias e estar sempre inovando e aprendendo novos conhecimentos e técnicas funcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com