TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Atenção

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SANDRA AMORIM

ATENÇÃO

FRANCA    

     2016

INTRODUÇÃO

Atenção é a capacidade que temos de focalizar determinadas informações externas ou internas que aparecem em nossos sentidos, a partir de um processo de seleção dessas informações, pela concentração e consciência. A atenção é indispensável à linguagem, à aprendizagem e à memória.

A atenção possui dois tipos de processos importantes: o consciente e o inconsciente. O consciente auxilia a relação do que vivemos no passado, de acontecimentos, tarefas, que para nós foram importantes e estão guardados em nossa memória associando-se eventos, sensações, que estão acontecendo no presente, dando continuidade as experiências vividas. E o inconsciente são tarefas, experiências que foram aprendidas e praticadas e são ocultas a consciência, são atividades que foram treinadas e vão ser dificilmente esquecidas.      

O processo da atenção é fundamental para a aprendizagem, pois para aprender qualquer coisa requer atenção e a seleção de informações sensoriais ou de tarefas aprendidas em nosso cotidiano. Para que estas informações sejam retidas, posteriormente interpretadas e possivelmente armazenadas na memória de longo prazo, o processo da atenção é primordial.

Existem diferentes tipos de atenção que contribuem para a aprendizagem de habilidades motoras e cognitivas: à atenção concentrada, a sustentada, a seletiva, a alternada e a dividida.

O estado de atenção necessita de um estado de alerta, sendo assim de um adequado tônus cortical para a recepção dos estímulos que chegam pelos órgãos sensoriais. A formação reticular localizada no tronco cerebral é responsável pela regulação do estado de alerta e auxilia o processo de atenção. A formação reticular torna-se uma estrutura mediadora entre os estímulos externos e o mundo interno, pois através de mecanismos reguladores, como a atenção, seleciona os estímulos e permite uma interação com o meio. O Sistema Reticular Ativador é dividido pelos componentes mesencefálico e o talâmico.

No processo de atenção são encontradas possíveis disfunções relacionadas a traumas, lesões e má formação de doenças crônicas, sendo elas: Transtorno do Déficit de Atenção (TDH), Alzheimer, Lesões traumáticas, Parada cardíaca, Perdas transitórias da memória, Estresse, Problemas na Tireoide, Carência de vitaminas, Diabetes, Pressão alta, Depressão, Traumas psicológicos, Hipotireoidismo Subclinico.

ATENÇÃO

Definição:

[pic 2]

          A atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os de prioridade para um processamento mais profundo. Definida como meio pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informação a partir da enorme quantidade disponível através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de nossos outros processos cognitivos. Garante um processamento mais adequado das informações (exteriores e interiores), pois ao diminuir a atenção sobre estes estímulos, pode-se focar nos estímulos que interessam.

          A atenção inclui processos conscientes e inconscientes. Existem limites na quantidade de informações na qual podemos nos concentrar. O foco dirigido para determinada informação permite que respondamos rapidamente e de maneira precisa. A atenção focalizada possui relação com a memória, de forma que, lembramos mais dos acontecimentos/eventos que destinamos mais atenção.

          A atenção consciente auxilia a relacionar passado (memória) ao presente (sensações), dando sentido de continuidade da experiência (identidade pessoal). A atenção também ajuda a monitorar as interações com o meio ambiente (adaptação à situação), além disso, controla e planeja ações futuras (a partir das informações do monitoramento e das ligações entre memória e sensação).

[...] O processamento de fontes simultâneas de informação de forma diferenciada é chamado de atenção seletiva. A atenção também pode ser aplicada para outras modalidades sensoriais. No sistema visual, a atenção capacita-nos a nos concentrarmos em um objeto no meio de muitos outros em nosso campo visual. Interações entre modalidades também ocorrem. No meio de visões, sons e paladares chegando ao nosso encéfalo, podemos atender alguma informação de forma relativa e ignorar o resto. Por que você deve se perguntar, fazemos isso? Afinal de contas, se toda essa informação sensorial chega com sucesso até o encéfalo, por que não processar todas elas?

Uma possibilidade é que o cérebro simplesmente não consegue processar toda a informação sensorial que entra simultaneamente. [...] A atenção tem um papel-chave em selecionar qual informação vai ser atendida pelos limitados recursos de processamento cerebral.

Outra possibilidade é que, mesmo que o cérebro pudesse processar toda a informação sensorial de uma só vez, certamente deve haver alguma vantagem de desempenho em focalizar uma coisa de cada vez. [...] (pg.659 e 660)

Consequências Comportamentais da Atenção

Na maioria das situações em que queremos buscar visualmente algo, movemos nossos olhos de forma que o objeto de interesse é projetado na fóvea de cada olho. Implícito a esse comportamento está o fato de que, na maior parte das vezes, estamos prestando atenção a algo projetado em nossa fóvea. Entretanto, é possível deslocar-se a atenção para objetos projetados em outras partes da retina que a fóvea. Essas mudanças de atenção para alguns locais na retina aumenta o processamento visual de várias maneiras. Analisemos duas delas. Detecção aumentada e tempos mais rápidos de reação. (pg. 660 e 661)

A Atenção Aumenta a Detecção: (aqui conta um experimento, particularmente acho desnecessário colocar ele). Estes resultados e de muitos outros experimentos similares nos levaram à primeira conclusão sobre os efeitos comportamentais da atenção: torna mais fácil a detecção das coisas. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais somos capazes de ouvir nossa própria conversa no meio de muitas outras, quando lhes dirigimos nossa atenção. (pg. 664)

A Atenção Acelera o Tempo de Reação: Em estudos de percepção, utilizando uma técnica experimental similar, foi demonstrado que a atenção aumenta a velocidade da reação. [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com