TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Ludicidade

Dissertações: Trabalho Sobre Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 4

No trabalho enfatizaremos a importância do brincar na vida da criança, brincado a criança aprende , experimenta, descobre, inventa e se desenvolve. Além de estimular a curiosidade, autoconfiança e autonomia, para a criança, o brincar é um processo de permanente descoberta, em que conhece o mundo.

Nessa brincadeira é necessário no mínimo duas pessoas .Nesse caso, um deles se curva, com as mãos apoiadas no joelho e o outro pula com as pernas abertas ultrapassando a pessoa, seguindo assim direto.

Em grupos, a brincadeira fica mais interessante. Se houver mais de seis jogadores, os outros cinco se posicionam como mãe-mula, em fileira de mais ou menos 2 metros de distância de um para o outro e esperam que o único jogador em pé os pule.

Os alunos perceberam que a brincadeira era bem antiga, pois poucos a conheciam, acharam parecido com uma aula de educação física devido ao esforço e o contato corporal , todos adoram e se divertiram muito.

Ficou a certeza e o aprendizado que não é só em frente a computadores e com jogos super modernos que podem se divertir, pois conheceram uma brincadeira que provavelmente era brincada por seus avós e acharam o máximo.

A criança pequena é impulsionada totalmente pela vontade. Ela nunca pára, está o tempo todo brincando, agindo, transformando. O ato de brincar fortalece a vontade, e são as brincadeiras saudáveis que nos capacitam, quando adultos, para uma atuação positiva no mundo.

O brincar é uma atividade fundamental na infância, toda criança precisa brincar para se desenvolver bem. O brincar favorece tanto o desenvolvimento motor (coordenação motora, equilíbrio, força), como o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, percepção) e social (interação, comunicação, respeito).

A brincadeira não é um simples passatempo, pois por meio dela a criança pode nutrir sua vida e descobrir o mundo em que esta inserida.

3 brincadeiras de encaixe e ou construção e regras

Bolas

 

  Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, lançar e recebê-las de amigos ou do professor. Ajuda a desenvolver a coordenação, equilíbrio da criança.

 

Jogos de encaixar:

As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos

pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.

Os pequenos entendem as ligações entre suas ações e o resultado que elas provocam - ou seja, têm

um primeiro contato com a noção de causa e conseqüência. Mas a compreensão leva tempo e

depende da repetição. É interessante notar que as crianças de 2 e 3 anos já conseguem conceber

novas funções para os objetos por meio da experimentação. É possível observar, por exemplo,

turmas que montam torres para ver até onde chegam sem cair, depois as desmontam e as

reconstroem.

A)Público alvo: Pré-escola

B)Perfil da turma: A turma é composta por 21 crianças sendo 9 meninas e 12 meninos. É uma turma bastante calma e participativa.

C)Tema: Alimentação saudável.

D)Justficativa: Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida. Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis

E)Objetivos:- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos; -Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada; - Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; - Ampliar o vocabulário.

F)Conteúdos: Artes Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade

G)Procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com