TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Sensação e Percepção

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 14

1. A percepção

A Neurociência Cognitiva  em sua abrangência de estudo busca entender o funcionamento do cérebro no processo de perceber,pensar e agir. Dentre esses temas está a percepção, que é o processamento dos estímulos recebidos,as sensações, visando decodifica-las.

 Entende-se segundo Calvin (2008) “dois conceitos-chave são a base da abordagem cognitiva sobre a percepção. Primeiro, que o processamento da informação depende representações internas e, segundo, que a representação mental sofre transformações” (apud , Tabaquim , 2015, p. 75).

 Exemplificando tal conceito, toma-se a definição de dado. Para explicar no que consiste um dado a alguém que não conhece esse objeto, pode-se utilizar desenhos de um cubo, uma definição verbal, matemática ,entre outras . Vai depender de quem explica qual será o melhor exemplo. Caso o individuo tenha que analisar o desenho do dado ,ele precisará de seu sistema visual e da capacidade de entender o arranjo espacial da figura (Tabaquim,2008).

 De acordo com Tabaquim (2008), não é obrigatório que a sensação logo desencadeie na percepção, memória e por fim a ação, a memória influenciará como o sujeito percebe o estímulo e ainda pela forma que a informação é captada está condicionada  as restrições de atenção.  

1.1 Os caminhos da percepção visual  

Os seres humanos são visuais ,pois a partir desse sentido ele molda a maneira como pensa. O sistema visual converte energia luminosa em atividades neurais dotadas de significado. Quando um objeto reflete luz a informação visual é possível,após esse processo a imagem passa pela retina ,composta de fotopigmentos (moléculas sensíveis a luz) que ao receberem o estímulo luminoso eles traduzem o estímulo que receberem pois é alterada sua formação o que gera um fluxo de corrente elétrica liberando potenciais de ação dos neurônios no decorrer dessa via (apud,Kolb e Whishaw,2002,Tabaquim,2015,p.76).

Na figura 1 é possível ver esse processo, a luz atravessa a córnea ativando as células receptoras da retina.

     

Ainda existem dois tipos de células receptoras: os cones e os bastonetes, elas processam as informações na camada  média da retina, e posteriormente são projetadas no sistema nervoso central. Segundo Tabaquim (2015) o estímulo visual é processado por cinco tipos de células neuronais: fotoreceptores, células bipolares ,células ganglionares ,células do núcleo geniculado lateral e células corticais. A figura 1.1 ilustra o esquema dessas células e estruturas.  

O processo ocorre da seguinte forma: na retina os dados liberados pelos fotoreceptores e depois são processados pelas células bipolares e logo após ,pelas células ganglionares. Enquanto isso nas camadas interiores da retina acontece uma convergência de informações para apreender detalhes.O nervo óptico,formado pelos axônios das células ganglionares,  repassa a informação ao sistema nervoso central.Contudo ,antes de entrar no encéfalo,os nervos óptico dividem em duas partes?:o ramo temporal e ramo nasal ,onde ocorre um cruzamento chamado de quiasma óptico,possível ver na figura 1.    

                         

1.2 Percepção visual: quando algo está errado

De acordo com Tabaquim (2015) “a percepção subtende a capacidade de extrair significação do envolvimento como resultado da experiência e da prática com a estimulação” (apud,Fonseca,2007).

No sistema nervoso central estão as zonas corticais ,onde acontece a condensação das sensações que formam as percepções conscientes ,caso ocorra uma lesão nas áreas corticais proximais perto da área de projeção ,mesmo apresentando  a integridade das sensações elementares pode acorrer uma lesão na função de percepção.é denominado nessas circunstâncias de agnosia, que consiste na perda do conhecimento e capacidade de perceber objetos por meio de determinados canais sensoriais,não significando uma deficiência intelectual. Dependendo da área lesionada haverá um tipo de agnosia específica (apud, Best,2008,Tabaquim,2015,p.80).

 Conforme citado Tabaquim (2015) as agnosias diferenciam-se pelo tipo de sequência de processamento da informação nos sistemas perceptuais (Mello, Sant´Anna ,2009,Tabaquim,2015,p.80),são eles :

  • Nível das sensações: ocorre alterações visíveis em déficits na percepção sensorial com perdas auditivas (hipoacusia).
  • Nível das percepções :disfunções de diferenciação de objetos.
  • Nível associativo : disfunções de reconhecimento de objetos.
  • Nível das denominações : é perceptível dificuldades de nomear ,áreas da linguagem em geral.

Em conformidade com o que Tabaquim (2015) apresenta ,indivíduos com esses problemas tem inabilidade em tarefas que necessitam de funções cognitivas nas áreas de identificar ,diferenciar e interpretar estímulos recebidos.Como o processo de aprendizagem requer atenção,identificação,discriminação,figura-fundo, decodificação, sequencialização, análise, síntese, entre outros processos psíquicos automáticos, esses aprendentes terão dificuldades ao aprender a ler,escrever ,soletrar,e calcular.

Os distúrbios perceptuais e auditivos afetam na aprendizagem simbólica,mas mesmo trazendo sinais de que o processo   não esteja acontecendo como o esperado,é raro esse problemas serem diagnosticados na educação infantil,trazendo mais transtornos para a vida escolar pregressa (TABAQUIM,2015).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. O sistema visual

Como já dito anteriormente,o ser humano é visual, e por isso é importante saber como ocorre o processo de visão,para isso é necessário entender alguns conceitos como luz,estruturas oculares,estruturas cerebrais e caminhos percorridos pelo estímulo visual a ter se entendido pelo cérebro .

2.1 A luz e as estruturas oculares

A luz é classificada na física como uma radiação eletromagnética que se move em onda na velocidade da luz. A figura 2 mostra que a luz varia de amplitude e comprimento, em que respectivamente,afeta o brilho e a percepção de cor. Sem a luz seria impossível enxergar.    

               

  Os olhos são responsáveis por canalizar a luz recebida para a córnea e o cristalino ,direcionando para a retina. Em diferentes ambientes varia-se a quantidade de luz para enxergar, por isso a íris ,um anel colorido em volta da pupila que é uma abertura no meio do olho,regulam a entrada de luz. Nos movimentos de contração diminui a entrada de luz,comum em ambientes claros; e em quando se dilata é para uma maior entrada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (290.9 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com