TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Vídeo Aula Ansiolíticos e Artigos

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório – Vídeo aula ansiolíticos e artigos

Este relatório visa apresentar um resumo das atividades apresentadas nos artigos “O uso de propanol para ansiedade” e “Os efeitos colaterais atribuídos ao uso indevido e prolongado de benzodiazepínicos”.

O transtorno de ansiedade social teve seus sinais e sintomas apresentados há três décadas e prescreveram-se betabloqueadores para ansiedade de desempenho ingeridos cerca de uma hora antes do evento ansiogênico, podendo interromper a retroalimentação positiva. Outros também são prescritos associados a medicamentos de uso contínuo eficazes para quadros mais graves (ISRS, IMAO, tricíclicos e benzodiazepínicos).

De acordo com Medeiros (2004), é crescente o uso de benzodiazepínicos em todo o mundo, prevalecendo seu uso em mulheres, com tratamento dos estados de ansiedade e idosos, como indutor de sono.

O grande ponto é com os efeitos agressivos que essa medicação pode trazer com o uso indevido e/ou prolongado, pois com o uso em doses maiores do que o recomendado ou um tempo maior que o necessário pode gerar problemas de dependência e crises de abstinência durante a retirada do medicamento. Algumas características dos benzodiazepínicos são fatores que influenciam nos problemas que eles podem causar, como o tempo de meia-vida e lipossolubidade.

Os benzodiazepínicos atuam potencializando a ação inibitória do neurotransmissor Ácido Gama Aminobutiírico (GABA). O tratamento dos transtornos de ansiedade é a principal indicação dos benzodiazepínicos, porém eles possuem outras finalidades como: tratamento dos estados epiléticos, anestesia pré-operatória, insônia, tensão muscular e abstinência do álcool (SCHATZBERG; COLE; De BATTISTA, 2009).

O uso de um benzodiazepínico como medicamento de escolha no tratamento dos transtornos de ansiedade se deve a algumas vantagens que apresentam em relação a outros ansiolíticos, como: alto índice terapêutico; baixo risco de interações farmacológicas, devido a indução de enzimas hepáticas que aceleram o metabolismo impedindo que os fármacos permaneçam mais tempo no organismo causando possíveis interações entre eles; e seus efeitos sobre as funções cardiovasculares e autônomas são mínimos (KATZUNG; MASTERS; TREVOR, 2014).

A escolha de um benzodiazepínico para uso terapêutico vai depender do tempo de meia vida que eles apresentam. O uso deste medicamento deve ser usado por um curto período, quando ultrapassado podem causar efeitos colaterais como a dependência. Como opção, para quem necessita do medicamento por mais tempo, são os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), como a fluoxetina.

Diante das informações apresentadas, destaca-se que o uso indevido de benzodiazepínicos podem trazer efeitos colaterais de dependência e crises de abstinência assim é relevante que quem for fazer uso deste medicamento seja orientada e alertada quanto aos possíveis efeitos sendo necessária a participação de profissionais médicos e farmacêuticos para prover os devidos esclarecimentos.

Referências:

MEDEIROS, P. V. Prescrição de benzodiazepínicos em centro de atenção primária a saúde na cidade de Florianópolis. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/118035/207861.pdf?sequence=1> Acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com