TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia com Introdução

Por:   •  29/5/2016  •  Artigo  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  4.628 Visualizações

Página 1 de 26

OBJETIVO

O principal objetivo desta pesquisa é conhecer a atuação da Psicologia voltada para Organizações, entender como ela estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente, saber como ela atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas. Além de conhecer as áreas de recrutamento, seleção e treinamentos. A psicologia voltada para as organizações nos fará compreender sobre questões de comportamento das pessoas em diferentes situações de trabalho, os efeitos das condições de trabalho sobre o desempenho, relações interpessoais no ambiente de trabalho, as alterações de desempenho e relações interpessoais ocasionadas pela presença de pessoas com transtornos mentais no ambiente de trabalho, aspectos psicológicos relacionados com desenvolvimento de pessoas, questões ligadas a liderança, motivação e ao trabalho em equipe, visando aprofundar-se no conhecimento do ser humano e os grupos formados dentro da sociedade.

A base de estudo para este tema é que a psicologia tem grande importância no estudo dos indivíduos e as organizações tornando-a a segunda maior área da psicologia, e está ligada as organizações atualmente, seja no bem estar dos colaboradores, e até mesmo nas emoções geradas no ambiente de trabalho.

INTRODUÇÃO

Os Campos de Atuação da Psicologia nas Organizações são amplos, e há muitos temas a serem estudados e discutidos. Esses campos de atuação são divididos em seis, onde um é o complemento do outro, estudando, analisando e aplicando técnicas sobre o comportamento do indivíduo, os efeitos das condições de trabalho, as relações interpessoais, os transtornos mentais causados pelo trabalho e as causas positivas ou negativas do desempenho do funcionário.

A Psicologia nas organizações se estende por toda a empresa, ou seja, em todas as pessoas que fazem parte da empresa e as que pretendem fazer. A Psicologia Organizacional está presente na seleção e recrutamento de candidatos para ocupar algum cargo na empresa, ela avalia os candidatos no momento das entrevistas, várias técnicas psicológicas são aplicadas para se descobrir o potencial do candidato. Nas relações interpessoais no ambiente de trabalho a atuação da psicologia está presente em todos os departamentos da empresa, melhorando a comunicação entre os setores, a cooperação das equipes e motivando os profissionais da empresa. Motivação essa, que é fundamental nos cargos de liderança, onde a atuação da Psicologia é analisar a relação do líder com a equipe, desvendar os vários tipos de liderança e as necessidades de cada pessoa, sejam elas profissionais ou pessoais.

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre os Campos de Atuação da Psicologia nas Organizações, de forma clara e objetiva, sendo desenvolvida, estudada e discutida em equipe, e dividida em capítulos que abordam especificamente os seis campos de atuação.

CAPÍTULO I

1. COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE TRABALHO

Quando se estuda o comportamento das pessoas nas organizações, em função das tarefas que elas estão desenvolvendo, estará efetuando um trabalho de Psicologia do Comportamento Organizacional. Utiliza-se então, a ciência do comportamento para verificar como o indivíduo reage ao trabalho, na empresa.

Conciliar características de pessoas e grupos aos requisitos das tarefas constitui um campo inesgotável para a Psicologia aplicada à Administração. Há trabalhos caracterizados pela constante presença de desafios, aos quais as pessoas submetem-se, voluntariamente ou não, e a eles reagem de variadas maneiras, nessas situações busca-se vencer o medo do desconhecido.

Outras atividades impõem rígida rotina, segundo padrões estabelecidos e poucos sujeitos a alterações, para assegurar precisão e produtividade, não tolerando desvios aos procedimentos fixados. Nestes casos, a Psicologia contribui com técnicas de enriquecimento ao trabalho, possibilitando às pessoas a desenvolver a criatividade e aumentar a capacidade de conviver com períodos de monotonia.

1.1. Dissonância Cognitiva

Quando os motivos são bloqueados e quando o comportamento para vencer dificuldade não consegue qualquer resultado positivo, pode haver formas irracionais de comportamento destinado a superar as dificuldades. Dissonância cognitiva lida, fundamentalmente, com relações existentes entre percepções que a pessoa tem de si mesma e as que tem de seu ambiente. Quando as percepções do indivíduo nada têm entre si, diz-se que não têm relação entre si. Se uma confirma a outra, diz-se que estão em relação consonante. Cria-se a dissonância quando duas percepções que têm em relação entre si estão em conflito. Isto cria uma tensão psicologicamente desagradável e faz com que o indivíduo tente modificar um dos conhecimentos incompatíveis, de forma a reduzir a tensão ou a dissonância. Em certo sentido, apresenta comportamento para superar dificuldade, a fim de reconquistar uma situação de consonância ou equilíbrio. Por exemplo, uma pesquisa mostra que comparados aos não fumantes, os que fumam muito têm menos tendência para acreditar que exista relação entre o fumo e o câncer de pulmão. Em outras palavras, se a pessoa não pode deixar de fumar, pode, pelo menos, duvidar da pesquisa que revela efeitos prejudiciais do tabaco.

1.1.1. Conflito Interpessoal

O conflito interpessoal emerge a qualquer momento em algumas atividades, algumas técnicas comportamentais e cognitivas contribuem para tornar os profissionais menos sensíveis a estas situações e com mais habilidades para gerenciá-las.

Atendentes de serviços de inadimplência passam por situações constrangedoras e conflituosas. Um treinamento especializado com base em técnicas comportamentais e cognitivas possibilita ao atendente desenvolver comportamentos bastante eficazes para dar conta dessas situações, com benefícios para ele e para os clientes. As Organizações saem beneficiadas: reduzem-se o absenteísmo, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com