TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia e Suas Quatros Forças

Por:   •  7/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo sobre a psicologia suas quatros forças inicialmente apresenta uma reflexão sobre o que é psicologia e trás várias explicações do que pode ser. Tento muitas discordâncias entre os diversos teóricos da psicologia, e isso mostra o quanto é difícil chegar a uma conclusão. Novas teorias eram criadas e outras ganhavam outra forma de pensamento. O texto relata que as outras linhas da psicologia não aceitaram a proposta sobre a teoria freudiana e como outras também passaram por isso, achando que um estava mais certo que o outras. A formar de pensar e como o homem era visto no mundo, tem a ver com a diferentes teorias e conforme toda as reviravoltas na história, a psicologia apresenta quatro forças cada uma com sua própria definição.

A primeira força é o Behaviorismo que tem como definição que o ser humano é condicionado, que era possível prever o comportamento humano e animal, as relações entre os estímulos e as respostas do indivíduo, analisando o comportamento. É criticada pela forma que utilizou experimentos com animais para fundamentar as bases do comportamento e por ter visão simplista do ser humano. Tem como maiores percussores, Pavlov, Watson e B. Skinner.

A segunda força é a Psicanálise, que Freud trás como foco o inconsciente. Somos compostos pelo consciente onde contém todos conhecimentos e informações com fácil acesso. Já no inconsciente onde estão nossos desejos reprimidos, e instintos primitivos, e as coisas que não aceitemos sore nós. A forma como Freud tentava acessar os conteúdos inconscientes, era pela forma de associação livre, sonhos, lapsos e atos falhos. Freud relata que o homem buscar o prazer e evita o desprazer guiados pelos instintos primitivos.

A terceira força é a psicologia Humanista, surgiu com a crítica ás duas forças anteriores pela visão que tinha do homem. A psicologia humanista apresenta novas técnicas e a postura terapêutica. Abraham Maslow tem visão do individuou que tem potencial e destacou a importância do crescimento e auto-realização. A psicologia humanista salientou que as pessoas são naturalmente boas e que o meio resulta problemas mentais e sociais de desvios desta tendência natural. Para Carl Rogers o homem é o centro que as pessoas estão motivadas a ter o livre arbítrio e alcançar todo o seu potencial e conseguir a realização e o crescimento pessoal. A saúde mental teve um novo olhar e uma compreensão dos comportamentos e motivações do ser humano.

A quarta força é a Psicologia Transpessoal com ligação com o humanismo. Foi Abraham Maslow que foi uns dos responsáveis. O movimento transpessoal surgiu com os psicólogos humanista observando atendimentos clínicos e percebeu que o potencial o humano era muito maior do que imaginava. A palavra transpessoal significa “além do pessoal”, que reflete o objetivo principal, é explorar o crescimento humano, vivencia os estados alterados de consciência e seus diversos níveis, além da esfera do ego.

Concluindo que ao termino do texto, não temos uma resposta exato o que é psicologia, mas temos a noção que cada uma das abordagens tem sua contribuição e seu modo de ver o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com