TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho emoção

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução........................................................................1

Proposta da aplicação/Estratégias utilizadas...................2

Fundamentação teórica...................................................3

Descrição do experimento................................................4

Resultados e conclusão.....................................................5

Gráfico...............................................................................6

Bibliografia.........................................................................7

                                                                                                                                                                                                                [pic 1]

Introdução                                                              

Do latim emotĭo, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou ruim, que surge na sequência de uma certa comoção somática.

A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas. Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há uma grande lista de variáveis.

Como sabemos que estamos emocionados? Invariavelmente pelas sensações e movimentos que nosso corpo produz: dor de barriga, um  “frio no estômago”, chorar, rir sem parar, tremer, desmaiar, perder a voz, “ficar branco que nem cera” ou “vermelho de raiva”.

Este trabalho tem como objetivo agregar conhecimentos aos alunos sobre o qual ele estará observando a emoção, e fazendo o registro de informações. Tais informações são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em formação.

[pic 2]

Proposta da Aplicação

A realização deste tem por objetivo possibilitar a observação das capacidades de cada indivíduo em descrever as emoções perceptíveis nas cenas dos filmes e vídeos apresentados, analisar e verificar as emoções e a topografia observáveis das mesmas.

Estratégias Utilizadas

Foram utilizadas para demonstração aos participantes, cenas de filmes e vídeos com imagens evidenciassem emoções distintas entre alegria e tristeza, onde os mesmos estavam a vontade para assistirem as mesmas de forma calma e confortável. Era perguntado a eles, somente as suas reações em nível fisiológico, ou seja, as reações físicas do organismo que podiam ser observadas; cognitivo, o que eles podiam sentir internamente, emocionalmente e comportamental o que eles fariam no lugar dos participantes e que somente eles poderiam responder de forma individualizada.

Fundamentação Teórica

Como visto em sala de aula, e tomando como base a literatura indicada para estudos e aprofundamentos, observa-se que as emoções podem ser apresentadas por diversas maneiras e apresentando diferentes topografias, que em muitos casos, mesmos as topografias semelhantes apresentam sentimentos diferentes, segundo Cannon.

As emoções apresentam diferentes, causas tanto internas quanto externas, e intensidades mas todas demonstram efeitos do sistema simpático responsável pelas reações da medula e do sistema parassimpático responsável pelas reações do cérebro, sendo estes responsáveis pelos efeitos das emoções sentidas nos níveis fisiológico, cognitivo e comportamental.

A emoção e a excitação são os principais responsáveis principais pelo controle automático do corpo, frente a modificações do ambiente, ela é vista como uma mola propulsora para certos comportamentos humanos, observando alterações corporais como por  exemplo: medo, nojo, cólera, tristeza, surpresa e desespero.

São observáveis alguns componentes da emoção, sendo eles:

- afetividade, ou seja, como se interpreta os estímulos.

-reação corporal

-ideias e crenças

-expressão facial

- reações á emoção

- ação

Existem dentro dos estudos sobre emoção, algumas diferenciações entre estudiosos, uns acreditam que as reações fisiológicas acontecem por conta das emoções, e outros justamente o inverso, acreditavam que as emoções ocorriam por conta das reações fisiológicas, por exemplo, se está com sono, por isso, a pessoa dorme e outros, a pessoa dorme, por isso está com sono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com