TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho na Psicologia

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do Aluno: ___ isabelle gois avansi__________________________ R.A.:__1091910046_______________

Avaliação Bimestral – Teoria e Técnicas Psicoterápicas II – Prof. Camila Chudek

Data de entrega: até as 23h59 do dia 27/04/2021 – submeter o arquivo com as respostas via ulife

Responda a todas as questões abaixo, separadamente.

Valor = 8,0

  • A partir das contribuições de Ponciano Ribeiro (2013) acerca do processo psicoterapêutico, assinale a alternativa CORRETA (1,0)
  • Nas terapias não-diretivas, o psicólogo não é responsável pela condução do processo terapêutico, sendo esta uma atribuição do paciente/cliente já que somente ele saberá o que é certo para si;
  • A motivação para mudança, o desejo de cura ou a busca pela resolução de um problema por parte do cliente não são necessários para que ocorra um processo terapêutico;
  • O objetivo terapêutico de um tratamento psicológico deve ser sempre a eliminação dos sintomas apresentados pelo cliente;
  • As psicoterapias centradas na relação cliente-sintoma-psicoterapeuta, que incluem as psicoterapias humanistas e existenciais, enfatizam a relação dialógica e horizontalizada entre terapeuta e cliente, adotando uma visão holística da pessoa, e possuem como principal objetivo terapêutico a compreensão dos modos particulares de ser da pessoa no aqui-agora;
  • As psicoterapias centradas na relação sintoma-cliente e psicoterapeuta, que incluem as psicoterapias cognitivas e comportamentais, têm como característica a manipulação direta dos sintomas do cliente, nas quais o terapeuta atua de maneira autoritária, lançando mão dos recursos necessários para a solução do problema, de acordo com critérios pré-estabelecidos de bem-estar psicossocial.
  • Descreva as características das necessidades hierárquicas propostas por Maslow. Precisamos satisfazer essas necessidades em uma ordem de importância específica? Justifique sua resposta. (1,0)

R: De acordo com Maslow, as necessidades humanas são dispostas em uma hierarquia e as pessoas devem satisfazer suas necessidades básicas antes de satisfazer as mais altas. No diagrama, os níveis mais altos na pirâmide representam progressivamente necessidades menos básicas. As pessoas sobem na hierarquia quando as necessidades básicas são satisfeitas razoavelmente bem,mas podem regredir a níveis mais baixos se estas não forem mais atendidas.

1- Necessidade de auto realização- realização do potencial

2-  Necessidade estéticas- ordem, beleza

3-Necessidades cognitivas-conhecimento e entendimento

4- Necessidades de estima- realização e obtenção de reconhecimento

5- Necessidades de pertença e de amor- afiliação e aceitação

6- Necessidade de segurança- sobrevivência e estabilidade duradouras

7- Necessidades fisiológicas-fome, sede, etc

OBS: FIZ A PIRÂMIDE DA PONTA PARA BAIXO, SENDO QUE PRIMEIRO TEMOS QUE ATENDER OS PONTOS MAIS BAIXOS DA PIRÂMIDE ,PARA ENTÃO IR PARA OS PONTOS MAIS ACIMA.

  • Dentro da perspectiva de Carl Rogers, o que é incongruência? Como a incongruência se relaciona com a ansiedade? (1,0)

R: A incongruência e o grau de disparidade entre a autoimagem de uma pessoa e sua experiência real. De acordo com Rogers quanto mais errônea for sua auto imagem, maior a probabilidade de suas experiências se chocarem com sua autopercepção, logo pessoas com auto imagem altamente incongruentes são particularmente vulneráveis a sofrer ansiedade periodicamente.

  • As abordagens sustentadas pelo método fenomenológico, em suas diversas perspectivas, compartilham uma característica: a relação indissociável entre a compreensão e a possibilidade de agir. A partir dos conceitos apresentados ao longo do semestre, discorra sobre o que é a compreensão para a fenomenologia e como ela se articula com a ação/mudança dentro de um contexto clínico terapêutico. (1,0)

  • Por que é necessário que um psicoterapeuta tenha se submetido a um processo de psicoterapia pessoal? Quais os riscos e reflexos isso pode ter na condução de um processo psicoterapêutico? (Justifique sua resposta com argumentos teóricos). (1,0)
  • O filme Three Approaches to Psychotherapy (1965) apresenta uma paciente real (Gloria), sendo atendida por três terapeutas diferentes (Albert Ellis, Fritz Perls e Carl Rogers). A partir da análise dos atendimentos realizados por Rogers e Perls, responda as questões a seguir:
  • Discorra sobre o atendimento realizado por Carl Rogers, explicitando possíveis objetivos terapêuticos, quais as atitudes do terapeuta que se relacionam com estes objetivos e qual o método utilizado por Rogers; (1,0)
  • Discorra sobre o atendimento realizado por Fritz Perls, definindo e descrevendo ao menos dois conceitos trabalhados ao longo do bimestre que puderam ser observados na interação entre Perls e Gloria. (1,0)
  • Quais as diferenças e semelhanças que você observou entre as abordagens propostas? O que considerou efetivo? Você considera que os psicoterapeutas atuaram de acordo com o proposto em suas perspectivas teóricas? Justifique. (1,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com