TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Emoções

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]    UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS- ICH

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TURMA: PS1P30/PS1Q30

NOTURNO

 As Emoções e o Meio Social

Aline dos Santos Santana - C3611J-1

Brayan Kelvin Muniz da Silva  - C34782-5

Jailson Silva Lima -  C347FC-4

Luana Lima Gaia De Souza - C32BGD-4

Mailson da Silva Lisboa   - C35695-6

Paula Passos Buril - C3524E-3

Raielly Pontes de Farias  -  C32GAD-2

Brasília/DF

2014


Introdução

Vivemos em um mundo em que as informações, notícias, acontecimentos se espalham de maneira rápida e prática por meio da tecnologia. Isso se dá à globalização, que leva diferentes culturas, moda, tecnologia e ciência a todo o mundo ao mesmo tempo.

Esse grande e poderoso acontecimento chamado de globalização não neutralizou as especificidades de cada cultura/sociedade (o que podemos chamar de realidade em que o ser humano está inserido). Através de sua realidade, que neste trabalho chamaremos de “meio de vivência”,  suas emoções são direcionadas. Abordaremos, portanto, a influência em que o meio de vivência tem nas emoções do individuo em sua particularidade. Investigamos a hipótese de que o meio em que o indivíduo vive influencia sua reação sobre determinada emoção. Isso foi testado em entrevistas direcionadas a pessoas de distintas culturas e idades. E até aonde a reação do indivíduo perante determinada emoção se dá a normas de condutas que fazem parte da sociedade e ate aonde isso se dá a experiências vividas pela própria pessoa.


Emoção e o  Meio Social

 “... Emoção é uma condição complexa que surge em resposta a determinadas experiências de caráter afetivo (Fridja, 1986; Lazarus, 1991).”

Como ser humano, somos sociáveis, todo indivíduo pertence a uma cultura, e essa cultura parte de uma sociedade que vive uma realidade específica, e muitas vezes essa realidade pode se diferir muito de um grupo para outro. Essas diferentes experiências irão refletir na forma que percebemos, reagimos nos sentimos, nos comportamos e compreendemos o mundo ao nosso redor.  A sociedade expõe as pessoas às mesmas situações, no entanto, cada pessoa irá reagir de forma diferente a isso.  Algumas situações geram emoções de exaltação, outras despertam medo e ainda outras, amor. Evidentemente aprendemos a agir com certas emoções a determinadas situações significativas, por exemplo: ficamos  satisfeitos quando um determinado objetivo é alcançado; sentimos pena e angústia quando perdemos alguém próximo, e assim por diante. Todas estas formas de reações emocionais foram adquiridas no processo de aprendizagem dos meios de conduta estabelecidos pela sociedade em que o indivíduo vive.

Logo, o meio em que o indivíduo vive, pode influenciar a reação dele mediante a determinada emoção? Pensando sobre isso, foi desenvolvida uma entrevista onde se exibiu para sete indivíduos distintos e de diferentes idades que não se conheciam e não tinham qualquer relação entre si, um vídeo com um trecho do filme “Cidade de Deus”. O participante deveria identificar emoções presentes no material apresentado, e na medida em que o participante falava sobre o que ele percebeu no vídeo os entrevistadores os instigavam a falar ou demonstrar como se sentiam em relação ao proposto, relatando não só o que estava óbvio por ser evidente no vídeo.

No geral, os participantes viam um contexto muito chocante e de muita violência, onde estavam envolvidas muitas crianças (o que leva o grupo a considerar como fator agravante pois provocara maior sensibilização nos participantes.) . As emoções mais comuns percebidas pelos entrevistados foram medo, raiva, tristeza, frieza, vingança e satisfação em fazer o mal. No entanto, como se esperava, os entrevistados se divergiram em alguns pontos.  O que um tratava com seriedade, mencionando problemas na sociedade, outros tratavam com certo desprezo, julgando ser normal e dizendo que faz parte da violência existente  no meio social atualmente.

 O entendimento do grupo a respeito disso, foi que as reações e emoções em comum nos participantes, são resultado de um aprendizado cultural, onde uma conduta é imposta e se aprende a reagir daquela maneira. Um exemplo disso, foi um dos participantes ter dito que o conteúdo contido no material proposto era comum , no entanto quando questionado sobre como reagiria se estivesse na mesma situação, ele disse que faria diferente pois era contra a violência. Ou seja, mesmo sendo indiferente à situação, ele se imagina fazendo as mesmas coisas. Outra participante se refere à situação apresentada em vídeo com muita condolência, no entanto, diz que se estivesse inserida no mesmo contexto, poderia agir da mesma forma e adotar as mesmas práticas, já que não sabe, sobre quais influências estaria exposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com