TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Ensaios: Trabalhos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Divisão de trabalho deve ser implantada na empresa, de uma forma simples e direta faremos com que dois funcionarios trabalhem em cada processo de produção, por exemplo, como existem quatro etapas até o produto final e a empresa tem oito colaboradores trabalhando no operacional, é necessario apenas dividir e colocar dois em cada setor, lembrado que, a divisão deve ser proporcional dentro do setor também.

A divisão administrativa será feita da seguinte forma. Assistente administrativo “A” (AAA) irá cuidar dos assuntos de recursos humanos e vendas, enquanto o “AAB” irá cuidar de compras e controle de estoque.

Os dois proprietarios terão apenas o objetivo de supervisionar e instruir no que for necessario.

Como proposto por Taylor, devemos colocar o operacional da empresa para trabalhar de forma inteligente, ou seja, analisar os “Tempos e Movimentos” dos funcionarios. Proporcionando assim uma forma mais eficaz de executar os processos produtivos. Essa analise se da por: Registrar o tempo de cada ação que o funcionario faz para executar determinado serviço, e baseado nisso prpor alterações para que não haja desgaste do funcionario e que ele diminuia o tempo de produção para cada peça.

Entrando nas teorias de ford deve-se motivar os colaboradores por o capital intelectual de uma empresa é o seu maior bem.Como motivalos? Segundo Ford um funcionario deve poder comprar o produto que produz, um aumento salarial ou um bonus por eficiencia, ou até mesmo pagar sobe peça produzida é ua forma de motivar um funcionario.

Ainda em motivação, uma forma seria investir na especialização dos funcionarios, se o funcionario conhecer o seu serviço e souber a melhor forma de executa-lo estará sendo eficiente e eficaz. Motivação também deve ser implementada no setor de vendas em forma de comissão.

Vamos entrar em planejamento e no ciclo de Deming. Como dito anteriormente, planejamento é fator crucial em uma organização, e o melhor jeito de aprender a planejar é ultilizando o ciclo de Deming. Ciclo de Deming: Planejar, executar, avaliar e agir. Planejar – É uma forma de previsão sobre o que acontecerá no futuro. Executar – simplesmente realizar o que foi planejado; Checar – Analisar se o que foi planejado realmente ocorreu ou se houveram imprevistos, com o intuito de resolver os erros do planejamento anterior. Agir – Corrigir os erros agindo de acordo com a avaliação e recomeçar o processo.

PMBOK (iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento) muito parecido com o ciclo de Deming é também algo a se relevar.

Imagem

<http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/>.

Planilha de controle de produção: tem o objetivo de ajudar a definir os cargos de cada colaborador, definindo sempre serviços em mesma quantidade para cada um.

Imagem

Organizações tradicionais – São burocráticas, possuem departamentos isolados, rígida e formal com sistemas de controle fortes. São estáveis, produzem em massa e volume, fazem estoque. Avalia o desempenho individual, faz programas de desenvolvimento para gestores e executivos.

Novas organizações – São informais, não hierárquicas. É centrada externamente, flexível. Tem foco em inovação, criatividade, padronização, qualidade. Avalia o desempenho da equipe e não individual.

As quatro etapas do processo administrativo são:

Planejamento – Consiste em programar atividades, planos, estratégias para que seja alcançada uma meta ao final do planejamento.

Organização – Consiste em divisão de funções e tarefas, organizar os recursos da empresa, definir a hierarquia, etc.

Direção – Coordenar as pessoas, motivar, ensinar, liderar.

Controle – Avaliar o desempenho e corrigir os erros

Estratégico, são os donos da empresa ou pessoas que ocupam o cargo mais alto na hierarquia, são responsáveis por inovar, fazer a empresa crescer, abondam toda a empresa como um todo.

Tático, são os lideres e gerentes responsáveis por setores isolados da empresa, cada um tem uma função de liderança em um determinado setor.

Operacional, são responsáveis pela produção ou um serviço mais isolado, seu trabalho é totalmente micro orientado. Um exemplo seria a produção do chão de fabrica.

Podemos estabelecer características da “JC Confecções” de empresas tradicionais e novas. Por exemplo, a empresa não tem foco em qualidade, padronização, Inovação, criatividade, cooperação, comunicação e velocidade na criação de produtos, essas são características opostas das novas organizações. Apenas uma é característica das novas organizações, que é a falta de hierarquia, claro que nesse caso seria algo ruim para a empresa, mas ao menos podemos fazer uma comparação nesse sentido, pois o resto é apenas oposto ao padrão.

Atualmente a empresa “JC Confecções” não tem processo administrativo algum. Não tem planejamento, organização, controle, direção, comunicação, entre outros. A empresa está uma bagunça, não tendo cargos definidos, causando assim má qualidade dos produtos e atraso nas entregas. Os administradores não exercem nem uma das quatro funções administrativas, ou seja, a empresa não tem planejamento nenhum e nenhuma visão de futuro, dificultando muito seu crescimento no mercado.

Para tentar causar uma melhoria na “JC Confecções” é preciso primeiramente traçar um planejamento, pensar em onde a empresa pretende estar e como pretende chegar lá em um determinado período de tempo. Possivelmente seguir o organograma proposto no passo dois seria um começo. Criar um sistema de comunicação com os funcionários, para que todos saibam o que estão fazendo e porque estão fazendo. Padronizar a produção, tentar fazer com que cada funcionário tenta uma função especifica para que ele próprio se especialize com a pratica e os produtos saiam com maior qualidade e velocidade. Aos poucos ir melhorando a administração da empresa. Se possível investir no desenvolvimento profissional dos funcionários e gestores.

O PAPEL DO GERENTE CONTEMPORÂNEO

Devido ao avanço da tecnologia o mundo dos negócios está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com