TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos de personalidade em filosofia

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

Transtorno de personalidade

Os Transtornos de Personalidade, chamados também de Perturbações da Personalidade, e um tipo de transtorno mental que tem como características por padrões de relações interpessoais tão divergentes a regra da sociedade, comprometendo o funcionamento das atividades sociais do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida particular. Na maioria das vezes, os sintomas são experimentados pelo indivíduo como normais, de maneira que só podemos ter um diagnóstico estabelecido a partir de uma perspectiva externa. As pessoas que sentem enorme dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles mesmos e aos que estão próximos.

Mais do que outros transtornos mentais, os transtornos da personalidade apresentam o perigo de uma condenação do paciente. Isso se deve sobretudo à terminologia, que sugere um transtorno de toda a personalidade do indivíduo e, muitas vezes, está ligada a juízos morais com relação ao paciente. Os sistemas de classificação (DSM-V e CID-10), que usam o método descritivo e não a causa dos fatos. Vindo a permitir o desenvolvimento de novas abordagens, que procuram descrever tais transtornos como transtornos da interação interpessoal e levaram a desenvolver novos tratamentos psicoterapêuticos.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

DSM é um manual para profissionais da área da saúde mental que lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria . É usado ao redor do mundo por clínicos e pesquisadores bem como por companhias de seguro.

Existem cinco revisões para o DSM desde sua primeira publicação em 1952. A maior revisão foi a DSM-IV, publicada em 1994. O DSM-5 (também referido como DSM-V) foi publicado em 18 de maio de 2013 e é a versão atual do manual. A seção de desordens mentais da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde - CID (International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems – ICD). Nos  termos de pesquisa em saúde mental, o DSM fica ainda sendo a maior referência atual.

Tipos de Transtornos de Personalidade

Há varios tipos de transtornos de personalidade, vamos conhecer os principais:

  • Transtorno de Personalidade Antissocial

Transtorno de personalidade antissocial  ou Sociopata, e uma condição em que a pessoa tem pensamentos e atitudes pertubadoras. No caso, essas pessoas tendem a tirar proveito das outras para ter algum beneficio, seja bens materiais e pessoais.

Nessa doença as pessoas com transtorno de personalidade antissocial não fazem diferença entre certo e errado e não consideram os direitos, desejos e sentimentos dos outros. Por isso, os especialistas chegam a achar que se o transtorno seria o mesmo que a psicopatia. Estima-se que cerca de 6% da população tenha esse transtorno.

Alguns exemplos de sintomas desse transtorno: Uso de charme ou sagacidade para manipular os outros em prol de si mesmo, Hostilidade, irritabilidade significativa, agitação, impulsividade, agressão ou violência, Comportamento perigoso.

Em geral, os sintomas começam na adolescência. Além disso, a maioria das pessoas que tem esse transtorno foi diagnosticada com transtorno de conduta na infância.

  • Transtorno de Personalidade Dependente

O Transtorno de Personalidade Dependente, anteriormente conhecido como personalidade passiva, é um transtorno de personalidade caracterizado por uma excessiva dependência de outros para tomar decisões, baixa autoestima, medo de suposto abandono, se submete às vontades do outro e dificuldade em expressar as suas vontades e necessidades.

Indivíduos com TPD vê nos outros muito mais capazes de resolver e lidar com as responsabilidades da vida, e buscam pessoas que possam proporcionar uma sensação de segurança e apoio. Esperam no outro a assumir a liderança e apoio contínuo. As pessoas com TPD, o julgamento delas é distorcido por sua inclinação para ver os outros como gostaria que fossem e não como eles são. Esses indivíduos estão presos no passado. Eles mantêm as impressões da juventude; conservam ideias simples e pontos de vista infantis das pessoas para quem eles permanecem totalmente submissos. Indivíduos com grau de TPD elevada, agem de forma projetando o que eles acreditam que vai dar tudo certo, desde que o indivíduo em cima de quem dependem esteja acessível.

Não há estudos de genética ou de características biológicas para os pacientes de TPD. A causa central para a sua constelação psicodinâmica é uma forma insegura de ligação com os outros, que podem ser o resultado do apego ao comportamento parental.

Por causa de sua grande necessidade de ser aprovada ou ser aceita por um grupo de pessoas, o indivíduo com TDP buscar sempre agradar a todos, se tornando frustradas, pois se sente forçadas a contra a sua vontade e com isso reprimindo seus sentimentos. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua quarta edição, DSM-IV-TR, e utilizado para diagnóstico de distúrbios mentais, define o diagnóstico de transtorno de personalidade dependente caso sejam identificadas cinco ou mais das seguintes características:

Tem dificuldade em tomar decisões todos os dias sem uma quantidade limite de conselhos e estabilidade de outros indivíduos.

Necessidade para assumir a responsabilidade em setores importantes da sua vida.

Tem dificuldade em expor discordar de outros por causa do medo de perder o apoio ou aprovação.

Dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas em seu próprio projeto (devido à falta de autoconfiança em seu julgamento ou capacidades.

Vai a extremos para ganhar carinho e atenção dos outros, a ponto de fazer coisas que irão lhe trazer tristeza e desconforto.

Sente-se desamparado quando sozinho por causa de fobias exageradas, se acha incapaz de se cuidar.

Busca sempre um novo relacionamento como forma de cuidado e apoio, ao termino de uma relação.

Transtorno de personalidade esquiva (ou de isolamento)

Personalidade Esquiva é o transtorno caracterizado pela fuga de situações sociais e relações interpessoais estreitas devido a um medo excessivo de ser rejeitada.

A causa do transtorno da personalidade esquiva não está bem definida, e tem como influencia uma serie de fatores sociais, genéticos e biológicos. Traços da personalidade geralmente aparecem na infância, com extrema timidez e medo de conhecer novas pessoas e situações. No entanto, essas características também são emoções de desenvolvimento apropriadas para as crianças, e não significa que um padrão de transtorno de personalidade esquiva vai continuar na fase adulta. Quando a timidez, medo sem explicação de uma rejeição, sensibilidade à crítica, e um padrão de escapatória social persiste e aumenta da adolescência e início da vida adulta. Entre 0,5% e 1% da população em geral sofre de TPE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com