TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Travalho Taka = Avaliação em Psicologia

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

            Ética na Avaliação Psicológica

               

  Os testes psicológicos são usados para explorar e investigar e é um instrumento de medida, um procedimento  por meio qual se busca medir  um fenômeno  psicológico que se deseja observar e investigar. Com isso podemos concluir que a testagem psicológica  é vista com uma medida de medida de padronizada e objetiva de uma amostra comportamental. Os testes psicológicos são instrumentos utilizados na prática do psicólogo e podem fornecer importantes contribuições para a elaboração de um diagnóstico, em um processo de avaliação psicológica. Para que os testes sejam úteis e eficientes, eles devem passar por estudos que comprovem suas qualidades psicométricas, assim com devem atender determinadas especificações que garantam reconhecimento e credibilidade por parte da comunidade.

  Com isso o psicólogo deve seguir os princípios básicos e éticos que norteiam a realização das pesquisas em seres humanos. Há três princípios éticos fundamentais que guiam e são adotados na avaliação ética da pesquisa com seres humanos. Esses princípios são chamados de respeito, beneficência e justiça.

  A beneficência e não maleficência envolve a maximização dos benefícios possíveis e a minimização de danos. Esses princípios se refletem, para a pesquisa em geral, em garantir que consequências benéficas dos procedimentos utilizados sejam obtidas, ainda que de forma indireta, para os participantes ou para comunidades.

  O respeito reflete uma preocupação moral do que os participantes da pesquisa sejam tratados como pessoas autônomas. É muito necessário de explicar de como será o teste e a fins do mesmo. O termo mais comum usado para o consentimento para caracterizar a concordância em participar da pesquisa, em crianças e em pessoas que não tem condições legais ou cognitivas é necessários ter um responsável ou guardião para emitir um consentimento livre e esclarecido de permissão da pesquisa.

  Os princípios da justiça implicaria só usar os testes que tenham sido validos e normalizados para uma população ou grupo equivalente aos indivíduos que serão testados. Testes validados com uma população local não podem ser usados em qualquer parte do país. Testes cujas  normas foram produzidas com amostras de estudantes universitários não devem ser usados com população ou grupos que não tenham concluído pelo menos o ensino médio. Não é adequado usar testes que foram validados e normalizados com amostras em crianças que frequentam escolas para avaliar crianças que estão fora  do sistema escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com