TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Ensaios: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

A empresa Eletronorte é uma prestadora de serviço público de energia elétrica, que tem parceria com vários estados do Brasil. A empresa tem um grande investimento em treinamento com seus funcionários. Os programas de educação corporativa destacam-se como um sistema de desenvolvimento de pessoas e talentos humanos, devem alinhar o desenvolvimento das pessoas com as estratégias de negócio da empresa, visando vantagem para ambos.

Para verificar se o sistema de treinamento da empresa Eletronorte está dando resultados, foi implantado questionários de avaliação de reação e avaliação de impacto. Para melhorar a precisão e consistência dos resultados são submetidos a dois processos intensos de avaliação de validação semântica e validação psicométrica.

A avaliação de reação de treinamento na empresa Eletronorte é disponibilizada para o treinado três formas diferentes de questionários. Interna: é aplicada no ultimo dia de atividade educacional de forma presencial. Externa: é enviado por e-mail quanto ao retorno das atividades. Á distância: é disponibilizado ao treinado para preenchimento no software sendo orientado pela coordenação.

Essa avaliação de aprendizagem é elaborado pelo instrutor ou tutor, em casos de à distância.

A avaliação de impacto de treinamento no trabalho também tem a influencia estatística semântica e psicométrica contendo três conjuntos de categorias: objetivos específicos do treinamento, suporte organizacional e impacto em amplitude. A avaliação de impacto do treinamento no trabalho é aplicada no mínimo três meses após o termino da ação educacional, sendo realizada tanto pelo colaborador treinado, quanto pelo gerente imediator.

O processo de avaliação e emissão de relatórios é realizada por uma equipe especifica e pelos coordenadores do treinamentos. A equipe padroniza a coleta de dados fazendo a análise e redação dos relatórios. Os dados colhidos serão direcionados a um programa estatístico que irá converter em tabelas. A partir dos resultados obtidos é emitido outro relatórios com valores. Contudo os relatórios são encaminhados aos gerentes envolvidos na empresa e aos demais funcionários em forme feedback.

Depois da avaliação, foi visto que a empresa não está conseguindo alcançar o principal objetivo, por falta de impactar e motivar os funcionários e faz com que os mesmos não absorvam as informações.

Conforme a avaliação de impacto realizada na empresa, é possível verificar que a necessidade da Eletronorte está no suporte gerencial e social à transferência de treinamento. A categoria pior avaliada pelos treinados é o suporte organizacional, especificamente o suporte psicossocial. Ou seja, os funcionários sentem falta de encorajamento, acompanhamento e orientação dos gestores na transferência de informação em ações de educação.

Tendo em vista a necessidade da empresa, sugerimos a valorização do capital humano, ou seja, para que o colaborador esteja aberto a receber novas informações, podendo agregar seu conhecimento, necessita-se de automotivação. Para que isso ocorra, a empresa Eletronorte terá que investir em aplicação de palestras motivacionais, dinâmicas em equipe (dinâmicas ao ar livre) e treinamentos que desenvolvam competências de liderança, sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com