TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Da Psicologia

Trabalho Escolar: Tópicos Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

1. São quatro princípios da percepção:

A tendência à estruturação explica-se pela propensão natural do ser humano a organizar ou estruturar os diferentes elementos com que se deparam. Existe uma tendência em agrupar elementos que estão próximos uns dos outros ou são semelhantes. A segregação figura-fundo explica que a percepção envolve figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e essas figuras não se separam de seus fundos. A pregnância das formas se refere à facilidade com que se identificam as formas das figuras. Há maior facilidade em identificar as “boas” formas, isto é, as simples, simétricas, etc. A constância perceptiva inclui regras perceptivas que se desenvolvem no início da vida e que vão ganhando sentido através das formas e da percepção sobre elas. Devido à maioria de estes princípios abordarem o visual, eles se encontram melhor na publicidade e no jogo de imagens que o profissional da área usa para persuadir o observador/leitor. Na posse desse conhecimento, é possível criar uma propaganda mais sutil e eficiente, já que o observador/leitor nem sempre se dá conta do que o levou a optar por determinado produto.

2. Comportamento respondente se refere a estímulos involuntários, reações não calculadas diante de determinada situação, como quando o café respinga na roupa, queima, e a pessoa se assusta ao sentir a temperatura elevada do líquido.

Comportamento operante: são atitudes voluntárias, geralmente, parte da rotina, que promovem interação com o mundo, tal como: pegar um ônibus.

3. O sonho poderia se referir ao que possivelmente nos vem a mente ao dormir ou uma situação hipotética que, ao ser imaginada várias vezes e com intensidade, acaba sendo tomada como verdade real. Os sintomas denunciam o conflito que o paciente vive, é a partir dele que tem início a investigação psicanalítica que possibilita o estudo do paciente e a resolução de seu problema. Os atos falhos são esquecimentos rotineiros que, para Freud, não são acidentais, são mecanismos da mente que dão uma impressão de reação involuntária, inconsciente. Os lapsos não são esquecimentos, mas na mesma linha, são deslizes, que delatam conflitos internos de quem está a fazer ou falar.

4. No estudo da Psicologia da Gestalt, que se apega mais a parte visual, o conteúdo favorece mais a publicidade, por esta área lidar mais com imagens e com seus significados literais ou criados a partir do que está sendo veiculado e/ou transmitido. Já os comportamentos e, principalmente, as formações do inconsciente por Freud, podem ser introduzidas no jornalismo, por serem mais subjetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com