TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DE VICTOR FRANKL

Por:   •  15/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS[pic 1]

Av. Universitária, N°. 683 – Centro – Anápolis-GO – CEP 75080-150 – (62) 4015-9400[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ANÁPOLIS

2021


 LARISSA MORAES DA SILVA[pic 6]

[pic 7]

o impacto do isolamento social na qualidade de vida:

UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DE VICTOR FRANKL

 

Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Orientador: Amanda Mattos


Anápolis

2021

1.1 O PROBLEMA

        Em seus estudos e sua vivência, Viktor Frankl neuropsiquiatra austríaco relata sobre a chave interpretativa do ser humano, onde se descobriu que é a vontade de sentido do viver. Viktor Frankl relata sobre a busca de sentido em meio ao sofrimento, o que faz o ser humano persistir na luta pela sobrevivência mesmo em meio ao caos?
        Em meio a pandemia COVID-19 que afasta o contato e os valores vivenciais e experimentais, como o isolamento social pode afetar a qualidade de vida do ser humano, visto que a relação social é um forte fator para busca de sentido?
        A teoria de Frankl revela a vontade do ser humano em buscar o sentido de sua vida, encontra-se sentido sempre pela realizações de valores, ou seja, aquilo que fazemos e recebemos do mundo. No atual momento, onde várias pessoas precisam de ajuda a teoria de Frankl pode auxiliar a amenizar os sintomas psiquícos que o isolamento pode acarretar, atráves da ajuda ao próximo.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O presente trabalho visa compreender como a teoria de Viktor Frankl ajuda a compreender os problemas do sentido da vida no contexto da pandemia.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Discutir os aspectos principais do pensamento de Viktor Frankl;
  • Descrever o conceito de Frankl de sentido da vida e;
  • Discorrer sobre os princípio do conceito de sentido da vida no contexto atual da pandemia.

3 JUSTIFICATIVA

Vivemos um momento de pandemia onde o isolamento social se faz extremamente necessário e estudar em como esse distaciamento social influência na qualidade de vida e na saúde psiquíca do ser humano é de suma importância.

Compreender em como essa pandemia pode influenciar o significado de sentido de vida do ser humano é vital, visto que a liberdade de ir e vir, as relações e o contato foi afetado.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O psiquiatra Viktor Emil Frankl (1905 - 1997), de origem austríaca, enquanto cursava medicina desenvolvia projetos paralelos em relação a prevenção ao suicídio de jovens. O que poderia impulsionar o ser humano a tais práticas? A partir de seus estudos relacionando a medicina e a filosofia criou sua própria teoria, a logoterapia, focada em buscar o sentido da vida (Pereira, 2013).

Em 1930 Frankl fez sua residência em psiquiatria e neurologia, após alguns anos ficou reconhecido por sua teoria baseada em preencher o vazio existencial com um sentido, distinguindo várias formas de neuroses e atribuinndo a algumas delas a incapacidade de encontrar um significado e um sentido de responsabilidade em sua existência, a frustação do desejo de sentido e significado (Pereira, 2013).

Em 1938 as tropas nazistas fazem a anexação político-militar da Áustria, a família de Frankl mesmo tendo visto para os EUA se negam a sair do País e em meio ao caos o psiquiatra salvou inúmeras pessoas, se negando a recomendar eutanásia aos pacientes com doenças mentais. Frankl foi prisioneiro durante um longo período de tempo em campos de concentração, onde os seres humanos eram tratados da pior maneira, viu seus familiares serem mortos nos campos de concentração ou nos crematórios, viu pessoas passando pela dor de perder todos seus entes queridos, sofrerem por dores, fome, doenças, brutalidades e mesmo assim continuarem a viverem como se aquela vida valesse a pena ser vivida.

Em seu livro Um Sentido para a Vida, Frankl relata sua história afirmando a sobrevivência do ser dependendo da capacidade de orientar a própria vida a uma direção, seja para alguma finalidade ou para alguém. Ele relata sobre o vazio existencial, ligado a um sentimento de desmotivação e a apatia que faz com que as pessoas deixem de ver sentido em suas vidas, ele se depara com os dois tipos de perfis dentro do campo de concentração, pessoas com sentido de vida que lutavam pela suas vidas até o último segundo e pessoas  sem sentido de vida, com um vazio existencial que imploravam para serem mortas (V.E.F, 1984).

Frankl descreve em seu livro sobre três fases psicológicas que presenciou e viveu nos campos:

  • O Estado de Choque;

O estado de choque acompanhou cada ser humano que esteve naqueles campos de concentração, onde desde o momento que são levados para o local até os últimos momentos vividos alí não sabiam o que iria acontecer e tinham os pesamentos e sentimentos compartilhados que estariam por determinado período de tempo e que iriam se retirar daquela situação em breve (FRANKL, 1991).

  • Apatia, adaptação:

O emocional abalado de cada ser humano pelas brutalidades vistas e vividas nos campos deixavam cada vez mais uma apatia e insensibilidade emocional em cada um. O sofrimento psicólogico passa a pesar mais do que o sofrimento físico, a partir dessa fase o prisioneiro começa a questionar o senntido da vida e sentido do sofrimento que vivência (Frankl, 1991, p.22).

  • Depois de libertados.

Depois de um longo período de tempo isolados e tendo perdido a sensibilidade e a empatia os libertos agora vivem um novo mundo. Os prisioneiros que passaram pelo centro que mantiveram um sentido de vida ou encontraram um novo sentido de vida, poderiam viver o novo e teriam que se adaptar, já que dentro dos campos muitos nao viam sentido na vida e na luta pela sobrevivência (FRANKL, 1991).

Frankl, relata em seu livro a falta de sentido em meio a solidão de se sentir sozinho o que podemos relacionar com o atual momento de isolamento social da pandemia. Caracteriza se como pandemia uma epidemia ou doença que tenha ficado fora de controle e que se tenha propagado por mais de um continente (Organização Pan-Americana da saúde. OPAS] 2009). Nos tempos atuais, a humanidade sofre com uma nova pandemia do COVID-19, uma doença infeciosa causada pelo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com