TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 5 APRENDENDO A OBSERVAR

Por:   •  8/5/2022  •  Abstract  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

JULIANA DINIZ DA CUNHA ANDREASI  RA – 20114716

LETICIA PESSOA VARGAS  RA -  20005187

RESUMO UNIDADE 6

Técnicas de amostragem e registro

O enfoque do registro, planejamento de sessões, o número de indivíduos por sessão e as técnicas de registro são pontos importantes no estudo observacional do comportamento, caracterizando-se como decisões a serem tomadas a respeito da amostragem.

O primeiro faz menção a forma como o observador foca no comportamento, sendo possível tratá-lo como evento (instantâneo) ou estado (duração mais longa).

Quanto ao planejamento das sessões de amostragem, é necessário deixar explícito os critérios para o início e término de sessão. A respeito do início:

a) pode ocorrer em um tempo delimitado

b) pode ter um número fixo de amostras por intervalo

c) pode acontecer após um tempo fixo do término da amostra

d) pode advir quando um determinado comportamento for apresentado

Já acerca do término, este pode ser demarcado:

a) por um período fixo de tempo

b) por um número fixo de comportamentos

c) até o sujeito desaparecer do campo de visão

O número de indivíduos focalizado por sessão pode ser estabelecido de acordo com registros focais, de varreduras ou de episódios. No registro focal, apenas um indivíduo é o alvo durante o tempo todo da amostra. Em contrapartida, no registro de varredura, todos os indivíduos da área são focalizados de modo que seja possível descrever sua posição e orientação no ambiente e a atividade que desenvol­vem. Ademais, o último trata-se do registro por tempo variável de um episódio, como a incidência de um comportamento, por exemplo.

A respeito das técnicas de registro, elas podem ser feitas de forma direta, onde o foco é o comportamento do sujeito, ou indireta, em que o alvo é o produto do comportamento do observado (escritos, por exemplo).                         

As técnicas de observação direta são classificadas quanto a forma de registro e quanto ao período em que o mesmo é efetuado. A respeito da forma, tem-se a cursiva e a categorizada. Acerca do período, ele pode ser contínuo ou em amostras de tempo.

Combinando os dois critérios - forma e período - observa-se as seguintes técnicas de registro:

 a) registro contínuo cursivo

 b) registro contínuo categorizado

 c) registro cursivo em amostras de tempo

 d) registro categorizado em amostras de tempo

O registro contínuo cursivo consiste na descrição os eventos apresentados dentro de um período ininterrupto de tempo de observação, utilizando linguagem científica e obedecendo à sequência temporal de ocorrência. Por outro lado, o registro contínuo categorizado é uma técnica que demanda que o observador registre categorias, anteriormente definidas, na ordem de ocorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com