TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 8

Pesquisas Acadêmicas: UNIDADE 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  2.656 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Avalie as opções abaixo sobre a relação entre patrimônio humano, tradições e costumes de um povo:

I. O patrimônio cultural é definido como tudo o que expressa o cotidiano vivido de homens e mulheres dos mais diversos territórios geográficos e culturais do planeta.

II. O patrimônio cultural pode ser tudo aquilo que constitui um bem, produzido pela ação humana, com características únicas e particulares.

III. O patrimônio cultural pode incluir a valorização de memória das sociedades, tal como a cultura de pessoas anônimas.

IV. O patrimônio cultural apenas valoriza a memória das sociedades, a partir de referências de obras produzidas pelos governantes de um país.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

Corretab.

I, II e III

Resposta Correta:

Corretab.

I, II e III

Feedback da resposta:

As opções corretas são: I. O patrimônio cultural é definido como tudo o que expressa o cotidiano vivido de homens e mulheres dos mais diversos territórios geográficos e culturais do planeta; II. O patrimônio cultural pode ser tudo aquilo que constitui um bem, produzido pela ação humana, com características únicas e particulares e III. O patrimônio cultural pode incluir a valorização de memória das sociedades, tal como a cultura de pessoas anônimas.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A palavra patrimônio é de origem latina: patrimonium. O termo patrimonium era definido pelos antigos romanos, há milênios, como: “direito à herança”.

O termo patrimônio na cultura romana da antiguidade estava ligado:

Resposta Selecionada:

Correta a) À Noção de patriarcado.

Resposta Correta:

Correta a) À Noção de patriarcado.

Feedback da resposta:

O termo patrimônio na cultura romana da antiguidade estava ligado: à noção de patriarcado. A palavra patrimônio integrava a noção de herança, que era atribuída aos pais de famílias nobres (a herança via paternidade – a sociedade herdava a herança via patriarcado – o chefe da família).

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Em sua batalha intelectual, mas também prática e política, buscaram inspiração na Antiguidade grega e romana e condenaram seus imediatos antecessores, que teriam vivido um período de trevas, que chamaram de Idade Média, entre a Antiguidade e o Renascimento da glória dos antigos.

A visão de patrimônio do período renascentista apresentava uma crítica aos valores:

Resposta Selecionada:

Correta a) do Teocentrismo

Resposta Correta:

Correta a) do Teocentrismo

Feedback da resposta:

No período do Renascimento (os valores do antropocentrismo – o homem no centro do universo) foi realizada uma crítica aos valores religiosos atribuídos pela Igreja Católica (os valores do teocentrismo – o deus cristão no centro do universo) ao termo patrimônio da Idade Média.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Julgue as opções abaixo sobre os bens do patrimônio cultural:

I. Os bens do patrimônio cultural podem ser testemunhos de experiências vividas.

II. Os bens do patrimônio cultural não permitem aos homens lembrar e ampliar o sentimento de pertencer a um mesmo espaço.

III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com