TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR

Tese: UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se deferência das chamadas organizações burocráticas?

Resposta: Para Max Weber a burocracia é uma forma de organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer. Weber encontra no capitalismo fatores fomentadores para o desenvolvimento da burocracia. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta: Com as diversas pesquisas realizadas comentando sobre o ambiente de trabalho do Google, podemos realmente confirmar que a empresa é o melhor lugar para se trabalhar. Recentemente a disputa era entre qual empresa os funcionários estavam mais realizados e gostavam mais entre o Google e o Facebook. Segundo um estudo realizado pela empresa Glassdoor e publicado pelo Search Engine Land, que entrevistou diversas pessoas para determinar justamente quais são as melhores empresas para se trabalhar. Se em 2011 o Facebook bateu o Google, a situação se reverteu em 2012. A pesquisa apresentou a seguinte resposta: o Google marcou 3,9 pontos contra 3,7 da maior rede social. O ambiente de trabalho do maior buscador da internet, os Googlers, não se importa tanto de trabalhar longas horas e passar seu expediente repetidas vezes. Segundo eles, é melhor o SEO comparado aos que os “Facebookers” pensam. Porém, a rede social Facebook paga mais. A diferença entre os salários dos funcionários do Google e do Facebook, é de até 3 mil maior do que os do funcionário do Google e o processo seletivo da rede social é mais leve.Recentemente a disputa era entre qual empresa os funcionários estavam mais realizados e gostavam mais entre o Google e o Facebook.

As diferenças entre um e outro: no Facebook temos hoje melhores soluções para empresas e marcas, através de FanPages. É preciso saber trabalhar com os dois, o Facebook tem alto potencial de marketing estratégico, mas pouca gente sabe usá-lo.

O Google solicitou em comunicado que as empresas não cadastrassem perfis ainda. O conceito de “círculos” é sem dúvida um grande diferencial para o Google+. Através deles, de forma visual e intuitiva, é muito mais fácil organizar os amigos por assuntos de interesse. No Facebook temos os grupos e listas, mas isso não é tão estimulado. Google é uma rede social trabalhador, para estudantes, feitas para pessoas que, de um jeito ou de outro, são produtivos.

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo ma consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] “ Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “ Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]

3. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com