TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Encontro Com Lacan

Ensaios: Um Encontro Com Lacan. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  2.506 Visualizações

O documentário “Um encontro com Lacan” mostra a forma como Lacan atendia seus pacientes e aplicava a sua análise. Sua filha percorre um caminho, com imagens, histórias e relatos de alguns pacientes que foram atendidos por Lacan, comenta sobre a forma como era realizada a análise, o significado que aqueles momentos tiveram e impressão que tinham da figura de Lacan.

A partir dos relatos dos pacientes percebe-se que a psicanálise lacaniana busca compreender aquilo que tem mais significado na vida do sujeito, e demonstra que a psicanálise não foi apenas de responsabilidade de Freud, mas Lacan expandiu em muito a teoria psicanalítica, porém a partir de outras questões, alguns dos pacientes comentaram que na verdade naquela época gostariam de serem atendidos por Freud.

Através da própria fala o sujeito pode perceber aquilo que permeia seus conflitos, dá ao ato de falar livremente uma intensidade que busca ressignificar questões conflitantes, mostrando que a análise é algo concreto e que possibilita reflexões e problematizações ao sujeito sobre si.

Fica explicito nas cenas apresentadas no documentário, à forma como a psicanálise lacaniana considera o tempo de sessão, cada paciente possui um tempo de sessão conforme a necessidade e os cortes realizados pelo analista.

Lacan atendia quase todos os dias da semana e não estipulava um valor fixo por sessão, para cada paciente solicitava um valor, alguns não cobravam, enquanto outros não possuíam o valor solicitado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com