TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Psicologia para a Amazônida

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício

1. Aponte o principal objetivo do capitulo elaborado por Ranciaro.

As primeiras iniciativas de defender esse patrimônio etnográfico já demostravam que os conhecimentos produzidos pelas populações tradicionais constituem a especificidade de uma cultura que embora nos tempos atuais se preocupe em salvaguardar pedaços da natureza, ela própria se tornou objeto de discussão nacional e internacional. E mesmo que há muito se estudem esses povos e seus processos socioculturais, ainda hoje, se faz necessário dar visibilidade a esses homens e mulheres e tornar claro o corpus e a práxis que determinam a sua formação e os processos culturais que permeiam essa constituição. Percebe-se assim que o processo de ocupação humana nas áreas geográficas denominadas de “povoados rurais amazônicos” assume uma dimensão naturalmente diferenciada. São áreas de um cenário onde paisagens e vidas são historicamente estruturadas de acordo com as condições e circunstâncias das relações estabelecidas entre o homem e a natureza. Espaços ditos tradicionais, e população ditas tradicionais, resguardam, por isso mesmo, seus traços peculiares, tecidos por uma “teia de significados” que confere a esses povos o seu caráter de particularidades simbólicas emaranhadas nessa mesma teia de significações.

2. Qual o principal posicionamento da autora quanto a concepção da Amazônia como vazio demográfico?

Para superar os níveis de complexidade que envolvem a região amazônica, seja do ponto de vista geográfica ou de ordem socioeconômica, política e cultural, o estar lá alude superar distancias e assumir um posicionamento crítico que se proponha dar voz àqueles sujeitos anônimos, silenciados. À guisa de minuciosos estudos sobre a importância dada às populações tradicionais, garantir também que seja preservada a diversidade cultural que mescla a vida dos ribeirinhos e agricultores de modo geral, é uma das contribuições que este estudo sugere. A preocupação se volta para a ameaça resultante do modo como vários ciclos econômicos capturam e, desgovernadamente, continuam a capturar a Amazônia. Tais mudanças ocorridas no contexto da vivência cotidiana certamente alteraram as relações de habitabilidade do homem interiorano. A história de vida desses indivíduos deve ser aquilatada em face da capacidade com que os antropólogos são capazes de levar a sério seus relatos.

3. Quais os impactos macroeconômicos apontada pela autora no contexto amazônico?

Em termos macroeconômicos tais efeitos foram percebidos a partir dos impactos de tensão, decorrentes dos processos desencadeados na região amazônica. Ou seja: do ecossistema abalado pelas queimadas e pela intensa devastação da floresta, provocada pela concorrência desleal nas empresas local ou estrangeiras, processadora e exportadora de madeira, atingindo-se, entre outras coisas, a organização da produção agrícola; da pesca predatória que além de comprometer a biodiversidade, ameaça profundamente a vida dos que praticam a pescaria como atividade de subsistência. E, mais ainda, da repercussão que isso possa representar como impacto planetário gestado em meio às catástrofes ambientais, provavelmente provocadas por essas práticas inescrupulosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com