TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wilhelm Wundt

Pesquisas Acadêmicas: Wilhelm Wundt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Wilhelm Wundt reconhecia elementos ou conteúdos da consciência, mas sua atenção se concentrava primordialmente na organização ou síntese desses elementos em processos cognitivos de nível superior mediante o princípio da apercepção. Para ele, a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, uma posição que contraria a noção mecânica e passiva da associação favorecida pela maioria dos empiristas e associacionistas britânicos.

Titchener aceitou o foco empirista e associacionista sobre os elementos ou conteúdos mentais e sua ligação mecânica através do processo de associação.

O MÉTODO DE ESTUDO: INSTROSPECÇÃO

Segundo Titchener a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência em suas partes separadas e, determinar a sua estrutura. Para consegui-lo, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, tornando-o mais parecido com o de Kulper.

O NOVO MÉTODO INSTROSPECTIVO

Titchener alertou para o fato de que, no estudo da experiência consciente, não se deve cometer o que ele denominou de erro de estimulo, isso é confundir o processo mental com o estímulo ou com o objeto observado e com seus estudos. Quando os observadores forem postos de diante de um estímulo – exemplo uma maçã – descreverão o que estão vendo e interpretarão da maneira simples que eles estão observando e assim analisar as experiências mediatas e não as imediatas.

Definiu como consciência a soma das nossas experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes, mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total desses processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com