TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma história sobre o movimento psicanalítico no Brasil

Resenha: Uma história sobre o movimento psicanalítico no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

A história sobre o movimento psicanalítico no brasil

Em VALADARES DE OLIVEIRA, ela afirma que Júlio Pires Porto-Carrero foi o iniciador da historiografia da psicanalise no Brasil, que o mesmo era um ilustre psiquiatra e um dos principais difusores da doutrina entre 1920 e 1938. Durante este período ele difunde a psicanalise no meio psiquiátrico local e nacional, sobretudo no meio pedagógico. Antes de escrever seu relatório em 1929, Porto-Carrero já havia abordado o tema da psicanalise em outra ocasião, em sua “Aula Inaugural do Curso de Psicanálise Applicada à Educação” de 20 de abril de 1928 e intitulada “Psychanalyse – a sua história e o seu conceito”, inspirado no texto, “Sobre a história do movimento psicanalítico” (Freud, 1914), ele descreve a passagem de Freud com Charcot, as querelas com Breuer sobre a etiologia sexual das neuroses, a teoria do trauma, entre outros. E é interessante destacar o quanto ele era atualizado com as obras freudianas.

Nota-se neste artigo que o behaviorismo radical e a psicologia como ciência foi de extrema importância para o que hoje se tem do conceito da psicologia. De acordo com o pensamento de seus fundadores, todos os psicólogos deviam se limitar ao estudo do comportamento em sua totalidade.

Na psicologia de Gestalt e a ciência empírica contemporânea, percebe-se que seu fundador criou teorias que poderiam ser utilizadas para explicar o movimento, descartando diversas opiniões e interpretações, concluindo que a melhor explicação seria de um processo total e continuo visto como Gestalt, que no artigo refere-se a uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas, uma entidade concreta que possui entre vários atributos e formas.

Em a historiografia sobre o movimento psicanalítico no Brasil, nota-se importância de conhece-lá, o que ela mostra, como surgiram os pensamentos a qual temos hoje em relação à psicanálise onde o fundador trabalhou intensamente e ativamente na equipe de tradução de obras de Freud.

A metodologia presente neste artigo baseia-se em pesquisas teóricas bibliográficas apresentadas pelas normas da construção do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com