TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 3

Casos: Unidade 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Leia o seguinte texto e assinale a alternativa correta.

Segundo dados do Ipea, inovar e gastar mais em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) aumentam em 16% as chances de uma empresa ingressar no mercado internacional, como exportadora, da mesma forma que ampliam em 116% o volume das vendas externas das firmas inovadoras. Além disso, a inovação tecnológica é mais relevante justamente nos mercados mais dinâmicos no comércio mundial e proporciona um preço-prêmio de, no mínimo, 30% nas exportações fruto da maior agregação de valor.

Disponível em: (http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/estudo-aponta-impacto-da-inovacao-na-economia/7574/).

Resposta

a.

As inovações causam impactos nas economias e nas sociedades, mas nunca causam mudanças de comportamentos, pois os consumidores são pouco motivados a isso.

b.

As inovações precisam ser voltadas para os mercados, focadas nas necessidades dos usuários, e não necessariamente devem gerar impactos na economia.

c.

As inovações são mudanças em processo contínuo, podem gerar mudanças de comportamentos e devem ser fundamentalmente focadas nos mercados.

d.

As inovações são oportunidades restritas, que minimizam riscos e envolvem talento, habilidade e preparo por parte dos colaboradores das empresas.

e.

As inovações devem gerar resultados de longo prazo, decorrentes de altos investimentos em projetos e com pouco alcance mercadológico.

0,2 pontos

Pergunta 2

Leia o seguinte texto e assinale a alternativa correta.

Globalização

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Disponível em: (http://www.suapesquisa.com/globalizacao/).

Ao se analisar o grande número de inovações no mercado e o amplo processo de globalização verificado nesta primeira década do século XXI, é possível dizer que:

Resposta

a.

As inovações ficam restritas a mercados desenvolvidos, com impacto apenas parcial nos países em desenvolvimento, especialmente produtores de commodities.

b.

A concorrência é pequena e há uma alta concentração de empresas multinacionais, que oferecem inovações principalmente associadas ao setor de tecnologias.

c.

A internacionalização das inovações é muito forte, mas restrita apenas a alguns poucos setores.

d.

As inovações são práticas regulares nas empresas, gerando altas despesas, impactando negativamente o processo de globalização.

e.

A oferta de inovações possui características de internacionalização, ampla difusão, desenvolvidas com tecnologias de largo alcance.

0,2 pontos

Pergunta 3

Leia o seguinte texto e assinale a alternativa correta.

O sucesso de uma inovação pode depender de diversos fatores. Ele certamente dependerá da qualidade da inovação. O impacto das inovações pode também variar muito de setor para setor ou de região para região. Ademais, tal impacto pode depender de outras mudanças na empresa que favorecem as inovações. Por exemplo, o sucesso das inovações de produto pode depender em grande medida das iniciativas de marketing para lançar o produto. Da mesma forma, o impacto das inovações de processo pode depender de mudanças organizacionais para tirar vantagem desses novos processos. Um exemplo bem documentado é a importância das mudanças organizacionais para o impacto dos investimentos em tecnologia da informação e da comunicação (TIC) sobre a produtividade (Brynjolfsson e Jitt, 2000; OECD, 2004).

Fonte: Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação.

Disponível em: (http://www.finep.gov.br/dcom/brasil_inovador/arquivos/manual_de_oslo/cap7_03_outras_medidas.html).

Resposta

a.

As forças competitivas de Porter permitem analisar as inovações do ponto de vista mercadológico, desconsiderando a concorrência entre as empresas de um mesmo setor.

b.

Sob o ponto de vista das forças competitivas de Porter, a lucratividade gerada pelas inovações fica minimizada pela globalização, que ocorre regional e localmente.

c.

O desempenho das inovações num determinado setor é favorecido pela correta análise das forças competitivas que afetam a concorrência nesse setor.

d.

Os setores das economias não são impactados por diferentes formas de concorrência, pois são diretamente favorecidos pela oferta de inovações.

e.

Diferentes concorrentes podem oferecer inovações semelhantes, o que resulta num decréscimo na oferta de complementadores para qualificação de funcionários.

0,2 pontos

Pergunta 4

Leia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com