TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Farmacos

Pesquisas Acadêmicas: Uso De Farmacos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATARINENSE - UNIVESC

LAGES, 2012 | Debora Scott

TRABALHO MINISTRADO À DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIVESC

CURSO DE FARMÁCIA

PROFESSORA:RENATA BEATRIZ PRETO

USO DE FARMÁCOS PARA O TRATAMENTO

DE DOENÇAS PSICOLOGICAS

ALUNA: DEBORA SCOTT

LAGES, 2012

Introdução

Nesse trabalho ,vou abordar o seguinte tema O USO DE FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS PSICOLÓGICAS (transtornos)em geral .A necessidade do uso de fármacos para doenças psicológicas a importância e o comprometimento com a saúde dessas pessoas.

Ao decorrer do trabalho veremos que saber observar com cuidado,olhar e enxergar,ouvir e interpretar o que se diz,saber pensar,desenvolver um raciocínio critico e acurado são necessidades,capacidades essenciais que um profissional da saúde precisa saber exercer.

Mas irei aprofundar mais o trabalho sobre o transtorno da depressão,seus sintomas,seu tratamento.

Princípios gerais da psicofarmacologia

São vários os agentes farmacológicos usados para tratar transtornos psiquiátricos,mas eles são designados por três termos gerais:” fármacos psicotrópicas , fármacos psicoativos e fármacos psicoterapêuticos, esses agentes eram divididos em quatro categorias:

1- Fármacos antipsicóticos e neurolépticos,usados para tratar psicose.

2- Fármacos antidepressivos usados para tratar depressão.

3- Fármacos antimaníacos ou estabilizadores do humor,usados para tratar transtorno bipolar.

4- Fármacos antiansiedade ou ansiolíticos, usados para tratar estados ansiosos.

“Os ansiolíticos diminuem a ansiedade os sedativos produzem um efeito calmante e os hipnóticos induzem o sono.”Esses são os principais fármacos usados para tratar desses transtornos.Mas o uso abusivo dos mesmos podem causar dependências e abstinências,os indivíduos podem usar doses capazes de produzir intoxicação por sedativos.Uma característica principal da intoxicação com sedativos,hipnóticos ou ansiolíticos é a mudança no comportamento ou psicológico.

“A intoxicação pode ocorrer em indivíduos que estão recebendo estas substancias por prescrição,e tomando medicamentos emprestados de amigos ou parentes.”Por isso devemos ter consciência,que não podemos se automedicar,pois a automedicação pode trazer graves consequências para o individuo que abusa dos medicamentos,ainda mais esses que são considerados “drogas”.

“Drogas das quatro categorias são usadas para tratar transtornos que antes não eram passiveis de tratamento farmacológico.Drogas como a clonidina,o propranolol,o verapamil e a gabapentina podem tratar uma variedade de transtornos psiquiátricos que não se enquadram na classificação farmacológica internacional”.Hoje já essas drogas são muito conhecidas e usadas para esses tratamentos tendo já um bom resultado depois de alguns meses de uso desses fármacos.

“Cada droga é descrita em termos de suas ações farmacológicas,incluindo farmacodinâmica e farmacocinética.Indicações,contra indicações,interações farmacológicas e para efeitos adversos são discutidos.”Essas informações vem tudo na bula, para o paciente saber melhor sobre a droga(remédio),e saber que além de ajudar,causam muitos efeitos colaterais também.

Ações farmacológicas

“As ações farmacológicas são divididas em duas categorias:farmacocinética e farmacodinâmica.”

Farmacocinética:descreve o que o organismo faz com a droga.A farmacocinética registram a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção da droga pelo organismo.

“Absorção:os fármacos psicoterapêuticos alcançam o cérebro por meio da corrente sanguínea.Administrados por via oral,dissolvem-se no liquido do trato gastrintestinal.”Então depois de ingerir o medicamento,e ele se dissolver ,ele vai direto para a corrente a sanguínea ,e através dela que ele atinge o local desejado para o tratamento.

“A acidez gástrica pode ser reduzida por inibidores da bomba de íons como o omeprazol, e o lanzoprazol,por bloqueadores dos receptores de histamina H2, como a cometidina, a famotidina,a nizatidina, e a ranitidina ou por antiácidos.”São utilizados para o tratamento da conhecida gastrite(asia)e outros problemas de estômago relacionados a elevada quantidade de acidez no estômago,por isso utilizado antiácidos.

Farmacodinâmica:descreve o que a droga faz com o organismo.A farmacodinâmica medem os efeitos da droga sobre as células do cérebro e outros tecidos do corpo.

As drogas psicoterapêuticas podem atingir qualquer célula do cérebro,muitas “ativam ou desativam receptores de um neurotransmissor especifico”,outras bloqueiam carregadores que levam seretonina para a terminação nervosa,outras inibem enzimas catabólicas que desativam neurotransmissores,assim aumentando o tempo de vida de neurotransmissores ativos.

Para uma indicação terapêutica é necessário um diagnostico psiquiátrico,e um vínculo entre o médico e a pessoa que busca o tratamento,porém é necessário também que a pessoa saiba qual a droga usada anteriormente,as doses e quanto tempo ,para que o médico já saiba qual droga ser usada,e para que esses sintomas sejam melhorados é necessário o uso de uma droga especifica,porém um desafio o de mostrar que foi a droga que beneficiou a melhora clinica da indicação terapêutica e não ao efeito placebo.

Precauções, efeitos adversos e tratamento

Precauções:”antes de empregar um fármaco,é importante estar preparado para lidar com quaisquer efeitos adversos com segurança”,pois o médico sabe que além de fazer bem,pode causar efeitos adversos comuns.

Efeitos adversos: “muitas drogas psicoterapêuticas afetam sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com