TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA E TEORIA FILOSOFOS

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Vida e Teoria desenvolvida pelos principais autores que influenciaram filosoficamente o desenvolvimento da Psicologia.

René Descartes (1596-1650)

Vida- Descartes nasceu na frança em 31 de março de 1596 Seu pai era conselheiro no parlamento da Brethanha, e dele Descartes herdou recursos suficientes para sustentar uma vida de estudos e viagens. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.Quase todas as suas obras mais importantes foram escritas durante os seus anos na Holanda,onde a liberdade de pensamento era garantida.No entanto foi vitima de certa perseguição religiosa. Descartes morreu de uma forte pneumonia em 11 de fevereiro de 1650.

Suas Teorias- O mais importante trabalho de Descartes em favor do progresso da psicologia é a sua tentativa de resolver o problema mente-corpo.Descartes alegava que a mente só tinha uma função a de pensar.Todos os outros processos eram funções do corpo.Descartes acreditava que o corpo funcionava exatamente como uma maquina. Descartes é definido como o autor da teoria do ato reflexo (à idéia de um objeto externo (Estímulo) pode provocar uma resposta involuntária). A doutrina das idéias de Descartes também exerceu profunda influência no desenvolvimento da psicologia moderna. Ele afirmava ser a mente produtora de dois tipos de idéias: as  derivadas que surgem da aplicação direta de estímulos externos, tais como o som do sino ou a imagem de uma arvore são produtos das experiências dos sentidos. As idéias inatas surgem da mente ou da consciência independente das experiências sensoriais ou dos estímulos e externos, não são produzidas por objeto do mundo externo. O trabalho de Descartes serviu como catalisador das diversas tendências convergentes da nova Psicologia. Dente as contribuições sistemáticas mais importantes destacam-se:     A concepção mecanicista do corpo; A teoria do ato reflexo;A interação mente-corpo;  A localização das funções mentais no cérebro;    A doutrina das idéias inatas

John Locke(1632-1704)

Vida-Filho de um advogado,John Locke estudou em universidades em Londres e Oxford e recebeu o grau de bacharel em 1656 e o mestrado pouco depois.Locke tinha particular interesse pela liberdade religiosa e pelo direito de autogoverno popular.Sua principal obra de importância para a psicologia é o Ensaio Acerca do Entendimento Humano.

Suas Teorias- Para Locke as idéias não são inatas, sendo a experiência a única fonte das idéias e do conhecimento. Para ele, a mente humana, no início, é um “papel em branco” – uma tabula rasa – que aos poucos é preenchido pelos dados da experiência.Locke Reconhecia dois tipos distintos de experiência,um derivado da sensação e o outro da reflexão.Locke também destinguia entre idéias simples e idéias complexas.Essa composição de idéias e da sua analise marca o começo da abordagem da química mental que caracteriza a teoria da associação na qual idéias simples podem ser vinculadas para formar idéias complexas.Outra doutrina por Locke  relevante a psicologia é a noção de qualidades primarias e secundarias aplicada a idéias sensoriais simples. As qualidades primarias existem no objeto quer as percebemos ou não. E as qualidades secundarias Não existe no objeto mas na percepção que as pessoas tem dele.

George Berkeley (1685-1753)

Vida- Nasceu e foi educado na Irlanda. Homem profundamente religioso, foi ordenado diácono da Igreja Angelicana. Conseguiu a independência financeira ao receber uma significativa doação em dinheiro de um mulher que conheceu em uma festa.Ao morrer seu corpo foi deixado em uma cama segundo as suas instruções ate começar a se decompor

Suas Teorias- Berkeley concordava com Locke que todo conhecimento do mundo exterior vem da experiência, mas discordava da distinção lockeana entre qualidades primarias e secundarias. Para Berkeley, todo conhecimento era uma função da pessoa que percebe ou passa pela experiência. Anos depois dua posição foi denominada mentalismo.Sua tese era: como toda experiência ocorre dentro de nós e é relativa a nossa percepção,nunca podemos conhecer com certeza a natureza física dos obejtos. Contamos apenas com a percepção que temos deles. Berkeley aplicou a teoria da associação para explicar o nosso conhecimento dos objetos do mundo real.Ele como religioso atribuía a percepção maior das coisas a Deus.

David Hume (1711-1776)

Vida- Filosofo e Historiador,estudou Direito na Universidade de Edimburgo,na Escócia,mas não se graduou Escreveu Tratado sobre a Natureza Humana, seu trabalho de maior importância para a Psicologia.

Suas Teorias- Hume apoiou a noção lockeana da combinação de idéias simpes e idéias complexas e desenvolveu e tornou mais explicita a teoria da associação.Concordo co  Berkeley que o mundo material não existe para o individuo até ser percebido e foi mais longe, aboliu a mente como substancia dizendo que ela tal como matéria é uma qualidade secundaria. A mente só é observável por meio de percepção e não passa do fluxo de idéias sensações  e lembranças.Estabeleceu uma distinção entre conteúdos mentais: Impressões e idéias.A obra de Hume está situada no referencial mecanista e da continuidade ao desenvolvimento do epirismo e do associacionismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com