TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vida e o trabalho dos filósofos Montesquieu e Rousseau

Tese: A vida e o trabalho dos filósofos Montesquieu e Rousseau. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Vida e obra dos filósofos Montesquieu e Rousseau

Jean-Jacques Rousseau, foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra e morreu em 2 de julho de 1778 na França. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.

Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.

No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se em uma cidade suíça. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume.

De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseus, no ano de 1767.

Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos organizados em sociedade concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

Obras principais:

- Discurso sobre as Ciências e as Artes

- Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens

- Do Contrato Social

- Emílio, ou da Educação

- Os Devaneios de um Caminhante Solitário.

Charles-Louis de Secondat, o barão de Montesquieu, nascido em 19 de Janeiro de 1689 em La Brède, estudou no Collège de Juilly, tendo posteriormente seguido os seus estudos de Direito na Universidade Bordeaux, mudando-se para Paris em 1708 para prosseguir na sua carreira.

Em 1716 herda o titulo de Barão de Montesquieu. Nos onze anos seguintes, presidiu a divisão criminal do parlamento de Bordeaux, onde seria responsável pela administração de castigos penais, bem como a supervisão das prisões da região. Ativo na Academia de Bordeaux estava sempre a par das descobertas cientificas na altura, tendo feito investigações em ciência também.

Em 1721 é publicada a sua primeira grande obra, ‘’Cartas Persas’’, que fez imediatamente sucesso. Em 1728 é eleito para a Academia Francesa, e pouco depois decide viajar pela Europa, visitando países como a Itália, Áustria, os estados Alemães e Inglaterra, onde ainda ficou por dois anos, tendo ficado impressionado com o seu sistema político, onde esse influenciou a sua obra.

Voltando para França em 1731, devido à deteriorização da sua visão, voltou para La Brède e começou a trabalhar naquela que veio ser a sua principal obra, ‘’O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com