TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VOPROSNIK BY PSYCHOANALISM

Projeto de pesquisa: VOPROSNIK BY PSYCHOANALISM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

instituto de matemática - 07 de dezembro de 2014

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Teofanes José - PROF ANA MARIA VERGNE

QUESTIONÁRIO SOBRE PSICANÁLISE

1-Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?

A doutrina psicanalítica foi criada no final do século XIX pelo médico austríaco Sigmund Freud, que inicialmente sua preocupação foi a de descobrir como diminuir o sofrimento causado pelos distúrbios emocionais. De um modo geral, podemos dizer que a psicanálise é uma ciência e método terapêutico para o estudo e tratamento dos processos e distúrbios mentais.

2-Qual é a função das três estruturas (o id, o ego e o superego) da personalidade?

O id é aquilo que constitui a base contendo tudo o que é herdado psicologicamente herdado, de onde provém os impulsos.

O ego é o responsável pelo contato com o ambiente, com a realidade externa, e constitui a sede de quase todas as funções da mente.

O superego é uma parte bastante diferenciada do ego, sendo o censor das funções do ego, responsável por definir o que é certo ou errado, de modo a garantir que uma pessoa aja em harmonia com os padrões sociais vigentes.

3-explique as relações entre id, ego e superego.

O id está relacionado com os processos corporais, sendo a área dos impulsos da personalidade, reservatório inicial da energia psíquica.

O ego relaciona-se com o id, zona dos impulsos instintivos, da seguinte maneira: enquanto o id interessa apenas saber se uma experiência é ou não agradável, o ego necessita certificar que a experiência é falsa ou real, se tem existência externa ou não.

Já o superego, que é constituído na infância pela introjeção das normas sociais, age como mecanismo inibitório sobre o ego.

4-Observe uma criança nas fases oral e anal e apresente suas considerações.

Segundo a teoria de Freud, a fase oral é o primeiro estágio da evolução da afetividade, em que a boca é o órgão central do prazer do bebê e seu contato mais importante com o mundo exterior é a sucção do seio materno.

Já a fase anal, é definida como sendo a fase de organização da libido em que a primazia erógena passa da boca para a região anal. A sensação de prazer ou desprazer está associada à defecação ou à retenção das fezes. Na passagem da fase oral para a fase anal, a educação esfincteriana (controle da evacuação) tem papel relevante, pois ao conseguir controlar seus esfíncteres a criança tem a sensação de poder controlar também seus impulsos.

6-Extraia da relação entre o id, o ego, e o superego, bem como das tensões e conflitos produzidos pela libido, situações que podem ser aplicadas na concepção e práticas educacionais.

A educação deveria ser considerada um estímulo para a submissão do princípio do prazer ao princípio da realidade. Uma educação para a realidade teria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com