TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parceria Das Marcas Devassa E Playboy: Uma Reposição De Mercado E A Nova Cerveja Devassa By Playboy.

Artigo: Parceria Das Marcas Devassa E Playboy: Uma Reposição De Mercado E A Nova Cerveja Devassa By Playboy.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

1 TEMA

Reposição de mercado e a nova cerveja Devassa by Playboy.

2 TÍTULO DO PROJETO

Parceria das marcas Devassa e Playboy: Uma reposição de mercado e a nova cerveja Devassa by Playboy.

3 PROBLEMA

Qual a intenção da parceria das marcas Devassa e Playboy?

4 APRESENTAÇÃO DAS HIPÓTESES

- Para atingir um publico mais jovem

- Reposição no mercado brasileiro

5 OBJETIVO GERAL

Identificar qual a intenção de terem criado um novo produto, usando da parceria de duas marcas que tem diferentes segmentos.

5.1 Objetivo especifico

Apresentar se este tipo de abordagem deu o resultado esperado para ambas as marcas.

6 JUSTIFICATIVAS

Explicar como funciona a junção das empresas Devassa e Playboy , e com isso contribuir com o melhor entendimento funcional do mercado, explicar um novo produto feito pelas duas marcas inovando o seguimento. A pesquisa ressalta como a marca brasileira Devassa usou da identidade e contexto da marca Playboy para fazer referência ao seu produto. Ambas exploram um contexto publicitário voltado para a sexualidade, como toda cerveja busca atingir mais o público masculino, e a parceria com a empresa americana Playboy onde os produtos são exatamente para o público masculino fortalece ainda mais a intenção estratégica, conseguindo assim chegar até o público definido. Isso irá enriquecer o meio publicitário por mostrar as vantagens e desvantagens de uma junção de marcas para a criação de um novo produto.

7 EXPLICITAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO

A marca foi adquirida pela cervejaria Schincariol (atual Brasil Kirin) entre os anos 2007 e 2008 por seu preparo refinado, sendo uma cerveja artesanal com ingredientes selecionados, e por possuir um posicionamento de mercado almejado pela cervejaria, já que sua linha principal antes da compra da Devassa (Nova Schin) era vista como um produto de baixa qualidade e para uma classe social de pouco poder aquisitivo.

Visando essa melhora na imagem da própria cervejaria, e para a expansão da distribuição da cerveja em 2010 foi feito um planejamento em que a cerveja Devassa é destinada a um publico seleto, homens e mulheres entre 18 e 35 anos, pertencentes às classes A/B.

Segundo Kotler (2005, p. 128)

[...] As escolhas de compra de uma pessoa são influenciadas por fatores psicológicos – motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Motivação uma pessoa possui muitas necessidades em qualquer momento. Algumas são fisiológicas; surgem de estados de tensão fisiológicos, como fome, sede e desconforto. Outras necessidades são psicológicas; elas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, estima ou integração. Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade suficiente forte para levar a pessoa a agir [...]

É utilizado das características dos compradores como culturais, sociais, pessoais, psicológicas para atingir diretamente o publico alvo.

O conceito de Devassa é ser sexy, irreverente, independente e ousada. Pensando nisso, a ideia é de que quando se fechassem os olhos fosse possível imagina-la, por esse motivo o lançamento da Linha “Devassa Bem Loura” teve como garota propaganda a socialite americana Paris Hilton, ela carrega toda a sensualidade que a marca apresenta e o estereótipo de ser uma loira linda, com um corpo deslumbrante, reforçando as características da marca.

As características mais aparentes das campanhas da devassa são os Fatores Culturais que segundo Kotler “Cultura, subcultura e classe social são fatores particularmente importantes no comportamento de compra do consumidor. A cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos da pessoa” (Kotler; Philip 2005, p. 123)

E os fatores sociais

[...] Além dos fatores culturais, o comportamento do consumidor é influenciado por fatores sociais, como grupos de referência, família, papeis sociais e status. Os grupos de referencia consistem em todos os grupos que exercem uma influencia direta ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento de uma pessoa [...] (Kotler, Philip, 2005 p. 123)

Em 2011 lançaram a campanha “Todo mundo tem seu lado devassa” com a cantora Sandy como garota propaganda, usando sua imagem mais calma, reservada – e seu momento na mídia de se mostrar mais rebelde –, reforçando o conceito que toda garota tem seu lado devassa. A campanha não foi bem aceita pelo publico feminino, principalmente após uma declaração da própria cantora dizendo que não consumia cerveja, em função disso não foi renovado o contrato com a cantora.

Kotler (2005, p. 206) mostra que

[...] As empreses geralmente reformulam sua estratégia de marketing diversas vezes durante a vida de um produto, uma vez que as condições econômicas mudam, os concorrentes lançam novos ataques e o próprio produto passa por novos estágios de exigência apropriadas para cada estagio no ciclo de vida do produto, bem como procurar estender a vida e a lucratividade desses produtos, tendo em mente que nenhum deles é eterno. A chave para estabelecer uma oferta diferente daquela do concorrente é criar uma posição distinta no mercado durante todo o ciclo de vida do produto.

Para o ano de 2012 utilizou uma estratégia diferente, um símbolo masculino de bom gosto quando o assunto é mulher, Hugh Hefner , criador da revista Playboy que até hoje escolhe a dedo as modelos que serão capas da edição americana da revista mês a mês, com sua característica irreverência e bom gosto.

A ideia é a de que ele escolha a nova garota propaganda da Devassa durante o carnaval de 2012 no Rio de Janeiro, brincando com a má aceitação da campanha anterior atribuindo a escolha à Hugh Hefner.

desdizeres de compra

Aproveitando a campanha de 2012, com o apelo da Devassa vira aliada da Playboy, foi lançada uma nova linha de cerveja: a Devassa By Playboy, uma cerveja diferenciada das outras linhas já existentes na marca.

Nesta parte da companha eles utilizam novamente a tática de Fatores Culturais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com