TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao A Gestao Das Organizacoes By: Gerdyf0f0

Pesquisas Acadêmicas: Introducao A Gestao Das Organizacoes By: Gerdyf0f0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITO DE SISTEMAS

Ë um conjunto integrado de partes íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destina em atingir um só objetivo. A organização visualiza como um sistema que é constituído de subsistemas.

Os elementos fundamentais de sistema:

Entradas ou insumos (inputs) = sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação.

Saídas ou resultados( outputs) = as estradas são devidamente processadas e transformadas em resultados exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços,..

Subsistemas = são partes do sistemas que processam toda atividades e constituem o sistema. Os subsistemas são ligados integrados através de uma rede de comunicações.

Retroação ( feedeback) = é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido regulá-la dentro de parâmetros.

Limites = a separação entre o que é organização e o que é ambiente que a envolve externamente. As fronteiras representam a periferia da organização que se relaciona com ambiente externo.

CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS

Sistemas fechados : são sistemas de intercâmbio com ambiente, portanto, inteiramente programado e determinísticos. Na verdade não existe sistemas totalmente fechados, mas sim sistema herméticos a qualquer influência ambiental o funcionamento é perfeitamente previsível e programado.

Sistemas abertos: são sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente probabilítico e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas entradas e saídas.

adsense2

Característica sistêmicas:

Totalidade ou globalismo: é um conjunto que prevalece sobre a visão analítica. A totalidade ou globalismo significa todo é diferente da soma de suas de suas partes. Então, o sistema deve ser visualizado como uma entidade global, características peculiares e diferentes das características de cada uma das partes.

Abordagem teleológicas: todo sistema tem um propósito. A visão mostra que é a função e não a sua estrutura que faz o órgão ou sistema.

CONCEITO DE AMBIENTE

É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.

AMBIENTE GERAL ou MACROAMBIENTE

O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas. Os componentes são:

Ambiente cultural => representam a parte do ambiente geral que contém os elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade.

Ambiente Legal / Político => são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e provêem oportunidades.

Economia => O ambiente internacional é um importante contribuinte para outro componente crucial do macroambiente : a economia. O ambiente econômico é composto de interconexões complexas entre a economias de diferentes países.

O ambiente econômico afeta intensamente a habilidade de as empresas operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas.

Tecnologia => é uma aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados aparecem nichos competitivos.

Demografia => a demografia constitui-se de mensurações de várias características de pessoas que compõem grupos ou outras unidades sociais.

Ambientes Social e Natural => as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas pensam e agem têm implicações para a administração da força de trabalho , as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas sobre os produtos e mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com