TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VULNERABILIDADE SOCIAL: O PSICODIAGNÓSTICO COMO MÉTODO DE MAPEAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO PARA APRESENTAR DIA 15/06/2020

VULNERABILIDADE SOCIAL: O PSICODIAGNÓSTICO COMO MÉTODO DE MAPEAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS

O que é vulnerabilidade social: É o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos questão a margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos.

Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social:

São as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e ausência de um ambiente familiar é um exemplo claro.

Artigo que usamos Grana e Bastos (2010): A autora cita neste artigo que ainda existe pessoas com baixa renda e tendo dificuldade para se ter acesso à saúde.

A autora cita uma mulher de 44 anos dizendo que para ela poder frequentar os atendimentos médicos psiquiátrico, tinha que percorrer 200 KM e ainda ter que esperar um período de 4 meses para poder ter acesso ao tratamento de que tanto necessitava com esse médico.

Quais os problemas psicológicos acarretado em questão a essa vulnerabilidade que ainda é um assunto a se pensar:

  • Depressão
  • Ideação suicida
  • E até mesmo transtornos psicológicos que o indivíduo pode vir apresentar

O psicodiagnóstico: sendo ele um processo científico é uma das técnicas que diante da vulnerabilidade social pode ser um mediador para detectar e avaliar um transtorno psicológico em pessoas que estejam na situação de vulnerabilidade.

A vulnerabilidade social pode apresentar doença mental como por exemplo: O sofrimento psíquico pode ser constituído socialmente pelas circunstâncias de miséria e sem ferramentas políticas (uma intervenção), a pessoa ou individuo acaba adoecendo como método de sobrevivência.

Quando que a vulnerabilidade pode progredir: Quando existe um acréscimo na carência, tanto de conhecimento quanto uma despreocupação com o indivíduo exposto ao perigo.

Sem contar a falta de acesso aos serviços básicos e a falta de confiabilidade no suporte e estratégias em saúde.

Como que a vulnerabilidade social é compreendida: A vulnerabilidade social compreende a precariedade em vários segmentos tais como:

  • Necessidades básicas
  • Etnias
  • Desigualdade social
  • Gêneros, dentre outros

Quais são os órgãos que a autora cita em seu artigo que de uma certa forma atende famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e outras questões de ordem sociais:

  • Política Nacional da Assistência Social (PNAS): é responsável pela proteção social, garantindo segurança de sobrevivência, garantindo abrigo, necessidades básicas como alimentos e saneamento e convívio familiar para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.
  • Sistema Único da Assistência Social (SUAS): possui foco prioritário na atenção à família.
  • Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): oferece serviços socioeducativos, garantia de direitos, proteção social especial, benefícios, ações de apoio a situações de riscos circunstanciais.
  • Programa de Atenção Integral à Família (PAIF): também oferece serviços socioeducativos e assistência social, mas seu foco é a integração familiar, proporcionando projetos e oficinas para essas famílias.

O psicodiagnóstico é um método de avaliação sendo fundamental objetivar, investigar e compreender a demanda e os prováveis problemas psicológicos que o indivíduo venha apresentar, para que os psicólogos possam levantar hipóteses diagnósticas mais objetivas referente a demanda. Neste sentido algumas técnicas ocorrem através da:

Entrevista de anamnese que constitui no histórico sobre a vida do paciente, a partir dessa entrevista o psicólogo pode distinguir quais testes irá poder utilizar como ferramenta de investigação em função da demanda apresentada ou identificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com