TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viajar por cartas

Projeto de pesquisa: Viajar por cartas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA 1

PERCEPÇÕES E VIVENCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR 4

PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA A SER DESENVOLVIDA 4

CONCLUSÃO: 5

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS 7

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Tema: Viajando nas letras

Público Alvo: Educação Infantil

Justificativa:

A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para a promoção da cidadania.

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.

Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo. Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade e a criatividade dos mesmos.

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para a leitura e escrita em todos os seus aspectos, promovendo a formação de um leitor eficiente, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula, estimulando a participação e integração dos pais na vida escolar dos filhos, fazendo a leitura com os filhos em casa e debatendo o tema da historia.

Objetivos Específicos:

 Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

 Preparar o aluno para que seja capaz de ouvir historias realizar leituras autônomas (escolhas individuais), sentir desafios a ler outros livros.

 Tornar a leitura um ato prazeroso, compartilhando emoções com os outros os tornando em contadores de historias.

 Estimular os alunos a participarem das interpretações orais e em grupo.

 Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura para que se torne um hábito familiar.

Cronograma: Ano Letivo 2014 – Uma aula Semanal

Dia da Semana / Mês 1ª Quarta-Feira 2ª Quarta-Feira 3ª Quarta-Feira 4ª Quarta-Feira 5ª Quarta-Feira

Março 05 Escolha do livro e interpretação oral. 12 Escolha do livro e atividade corporal. 19 Escolha do livro e desenho livre. 26 Escolha do livro e criações de fantoches. - Escolha do livro e interpretação escrita.

Abril 02 09 16 23 30

Maio 07 14 21 28 -

Junho 04 11 18 25 -

Julho 02 09 16 23 30

Agosto 06 13 20 27 -

Setembro 03 10 17 24 -

Outubro 01 08 15 22 29

Novembro 05 12 19 26 -

Dezembro 03 10 17 - -

Desenvolvimento / Ações:

 Será realizada uma ciranda de livros na sala, tendo os encontros com os alunos ás quartas – feiras nos horários das 13h15min ás 14h15min.

 Serão disponibilizados os livros para serem lidos em casa, com a participação dos pais ou outro familiar, com isso será trabalhado a estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras, linguagem corporal, memorização, concentração e percepção visual.

 Será desenvolvido o conhecimento adquirido a reprodução oral como: canções e conto de historia. O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.

 Os livros serão de interesse das crianças com as faixas etária deles.

 Os livros serão enviados por meio das pastas de cada aluno, onde será devolvido com a data estipulada, tendo sempre uma atividade de interpretação para que o aluno possa refletir.

 Será trabalhada música (atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com